Projeções apontam para vitória de Partido Liberal no Canadá
Sigla, no entanto, não deve conquistar maioria na Câmara dos Comuns, formando um governo minoritário

Camila Stucaluc
O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições do Canadá na segunda-feira (28). É o que aponta a projeção da emissora local CBC News, que, apesar da vitória, calcula que a sigla não deve conquistar as 172 cadeiras para garantir uma maioria na Câmara dos Comuns. Por enquanto, o partido conseguiu cerca de 150 assentos.
O resultado é uma reviravolta no país. Isso porque, no início do ano, os Conservadores, liderados por Pierre Poilievre, tinham uma vantagem de mais de 20 pontos nas pesquisas eleitorais. Os liberais, contudo, voltaram à preferência dos eleitores depois que Carney assumiu o cargo de premiê, em março, dois meses após a renúncia de Justin Trudeau.
Apesar do resultado oficial ainda não ter sido divulgado, Poilievre reconheceu a derrota e parabenizou Carney pela vitória. Na declaração, ele descartou deixar o cargo de líder da oposição, dizendo que “a mudança levará tempo”, mas que “lutará e entregará essa mudança”.
Sob aplausos, Carney comemorou a vitória nas eleições e agradeceu familiares, aliados e apoiadores. No discurso, o premiê, que ficará mais quatro anos no cargo, citou a tarifa comercial imposto pelos Estados Unidos e as provocações constantes de Donald Trump contra o país. “Ele está tentando nos quebrar para que a América possa nos dominar, isso nunca acontecerá”, disse.
+ Brasileira está entre vítimas de atropelamento em festival no Canadá
Caso o Partido Liberal não consiga maioria na Câmara dos Comuns, o cenário mais provável é que a sigla firme acordos com outros partidos para sobreviver a votos de desconfiança e aprovar legislações no Parlamento. O objetivo é conseguir se manter no poder até o fim do mandato, uma vez que governos minoritários no Canadá costumam duram menos de dois anos e meio.