Publicidade
Mundo

Trump provoca Canadá e sugere anexação aos EUA para "economizar"

Em meio a crise política no Canadá, o futuro presidente norte-americano anunciou intenção de taxar em 25% produtos canadenses e mexicanos

Imagem da noticia Trump provoca Canadá e sugere anexação aos EUA para "economizar"
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump | Andrea Hanks/Casa Branca
• Atualizado em
Publicidade

Faltando pouco mais de um mês de assumir a Casa Branca, Donald Trump gerou polêmica ao afirmar que o Canadá deveria ser anexado aos Estados Unidos (EUA) para "economizar com impostos e segurança". A declaração veio em meio à crise política no país vizinho, agravada após o republicano anunciar que vai tarifar em 25% os produtos canadenses e mexicanos.

Trump justificou as tarifas como uma forma de pressionar Canadá e México a combaterem o tráfico de drogas e a imigração ilegal nas fronteiras. Em resposta, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, visitou Trump para tentar negociar uma saída diplomática. Ao retornar ao Canadá, Trudeau anunciou um pacote de US$ 900 milhões anuais para reforçar a segurança na fronteira.

+ Itália não apoiará acordo UE-Mercosul sem mudanças, diz Giorgia Meloni

A decisão, porém, gerou críticas internas e levou à renúncia da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, que acusou Trudeau de cair em um "truque político". Trump celebrou a saída de Freeland, chamando-a de "tóxica", e ironizou Trudeau, referindo-se a ele como "governador do Canadá".

Além do Canadá e do México, Trump vem prometendo tarifas a outros países, como China, Índia e Brasil. Nesta semana, ele afirmou que o Brasil aplica altas taxas sobre produtos americanos e prometeu retaliar com medidas equivalentes.

A postura de Trump reforça uma estratégia protecionista e agressiva, que tem gerado tensões comerciais antes mesmo de sua posse oficial como presidente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade