Publicidade
Mundo

Kamala x Trump: Estado da Geórgia inicia votação para presidente dos EUA com recorde de comparecimento

Carolina do Norte deve começar a receber cédulas na quinta-feira (17)

Imagem da noticia Kamala x Trump: Estado da Geórgia inicia votação para presidente dos EUA com recorde de comparecimento
Pessoas votando nos EUA | AP Photo/Mike Stewart
Publicidade

A Geórgia iniciou a votação antecipada para as eleições presidenciais dos Estados Unidos com recorde de comparecimento. Até as 16h de terça-feira (16) - horário local -, quando abriu a votação, cerca de 252 mil eleitores compareceram às urnas no estado, quase o dobro dos 136 mil registrados no primeiro dia de votação antecipada em 2020. Disputam a cadeira de presidente dos EUA a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.

A prática de votar antecipadamente, seja presencialmente ou por correspondência, vem ganhando popularidade nos Estados Unidos. Em 2020, aproximadamente um em cada sete eleitores escolheu esse método, conforme dados do Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida. Em 2024, 5,5 milhões de eleitores em todo o país já haviam votado até o momento, um número inferior aos 27 milhões registrados nesta mesma fase em 2020, quando a pandemia de Covid-19 levou muitos a evitar aglomerações nos centros de votação.

+ Reuters/Ipsos: Kamala tem 45% das intenções de voto e Trump, 42%

Desde então, a Geórgia endureceu suas regras para o voto por correspondência, agora exigindo comprovação de identidade e reduzindo os locais onde as cédulas podem ser entregues. Além disso, o estado decidiu que cada voto será contado manualmente, o que pode atrasar o anúncio dos resultados, assim como ocorreu na eleição anterior, quando o estado levou semanas para declarar Joe Biden vencedor.

A Geórgia é um dos estados decisivos nas eleições deste ano. Conhecido como um estado-pêndulo, o resultado local pode influenciar diretamente o desfecho da corrida presidencial entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.

Os mesários do estado começarão a contar os votos apenas na noite do dia 5 de novembro, data oficial da eleição.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade