Publicidade
Mundo

Reuters/Ipsos: Kamala tem 45% das intenções de voto e Trump, 42%

Vice-presidente tem preferência no campo da saúde, enquanto republicano lidera segmento de economia

Imagem da noticia Reuters/Ipsos: Kamala tem 45% das intenções de voto e Trump, 42%
Kamala Harris e Donald Trump | Reprodução
Publicidade

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump seguem em uma disputa acirrada pela Casa Branca. Segundo nova pesquisa da Reuters/Ipsos, a democrata aparece com vantagem de 3 pontos percentuais na corrida eleitoral, acumulando 45% das intenções de voto, ante 42% do republicano.

No geral, Kamala é a principal escolha dos eleitores nos campos da saúde e no combate ao extremismo político, enquanto Trump lidera no segmento de economia.

A pesquisa, feita com 938 norte-americanos, incluindo 807 eleitores registrados, mostrou ainda que o público está mais entusiasmado com a eleição deste ano do que em relação a 2020, quando Joe Biden derrotou Trump. Cerca de 78% dos eleitores registrados disseram que “estão certos” de que votarão, número superior aos 74% observados em 2020.

Esse dado já foi comprovado na Geórgia, que começou a votação antecipada na terça-feira (15). Gabriel Sterling, oficial das eleições no estado, disse que pelo menos 252 mil eleitores haviam votado até às 16h (horário local), quase o dobro dos 136 mil que participaram do primeiro dia de votação antecipada no pleito de 2020.

+ Trump dança por 40 minutos em comício nos EUA e Kamala Harris provoca: "Espero que esteja bem"

Além da Geórgia, que deve desempenhar um papel decisivo na disputa, a Virgínia também iniciou a votação antecipada. Isso ocorre em estados onde a logística ou a distância podem dificultar a participação no pleito oficial, este ano marcado para 5 de novembro.

Como funcionam as eleições nos EUA?

Nos Estados Unidos o voto não é obrigatório. Para o pleito, o país usa um sistema de colégio eleitoral: cada estado recebe um número de votos de acordo com sua população, fazendo com que alguns estados tenham mais peso do que outros.

Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 55 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana, que tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, conta com apenas três votos. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele colégio eleitoral. É como se ele "zerasse" os votos recebidos pelo adversário naquela região.

Peso de cada estado nas eleições dos EUA (mapa baseado no resultado de 2020) | Wikimedia Communs
Peso de cada estado nas eleições dos EUA (mapa baseado no resultado de 2020) | Wikimedia Communs

Na maioria dos estados, a vitória dos partidos Democrata ou Republicano é quase certa. Por isso, os chamados “estados pêndulos”, onde ambos os candidatos podem vencer, deixam a disputa mais acirrada. São eles: Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Carolina do Norte – que somam 93 votos.

Atualmente, Kamala aparece liderando na maioria dos estados pêndulos (Geórgia, Nevada, Pensilvânia, Wisconsin e Michigan). Isso coloca a vice-presidente na frente da disputa, já que, para ganhar a eleição presidencial, são necessários 270 votos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade