EUA fazem novo ataque a embarcação no Pacífico e matam 2 tripulantes
Segundo militares, navio estava transitando por rotas conhecidas de narcotráfico


Camila Stucaluc
A Marinha dos Estados Unidos atacou uma nova embarcação no Pacífico Oriental na noite de segunda-feira (19). A ação, segundo os militares, ocorreu com o aval do secretário de Guerra, Pete Hegseth, após informações de inteligência confirmarem que os navios estavam envolvidos com narcotráfico. Ao todo, duas pessoas morreram.
“Realizamos um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais. A inteligência confirmou que a embarcação estava transitando por rotas conhecidas de tráfico no Pacífico Oriental e envolvida em operações de narcotráfico. Dois narcoterroristas foram mortos. Nenhuma força militar dos EUA foi ferida”, disseram os militares do Comando Sul.
Ao menos 30 embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico já foram destruídas pelos Estados Unidos desde setembro, quando o país iniciou uma operação naval contra o narcotráfico na região, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. O presidente Donald Trump acusa cartéis latino-americanos de transportarem drogas para os Estados Unidos pelo mar.
A operação despertou alerta no governo de Nicolás Maduro, que começou a mobilizar militares e milicianos para reforçar o patrulhamento da fronteira. Isso porque o líder venezuelano teme que a operação naval norte-americana seja uma ofensiva disfarçada, com o objetivo de mudar o regime do país à força.
Essa preocupação aumentou nas últimas semanas devido ao aumento da presença militar norte-americana no Caribe. Além de navios de guerra e submarinos já mobilizados, a Casa Branca enviou caças F-35 à região, bem como o porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior e mais moderno do mundo.
Outra movimentação dos Estados Unidos foi bloquear navios petroleiros sancionados da Venezuela, numa tentativa de sufocar a economia local, já que o produto é a principal fonte de renda do país.
Nesta semana, Trump ainda revelou que os Estados Unidos atacaram uma “grande instalação portuária” na Venezuela na última sexta-feira (26), usada para o “carregamento de drogas”. Caso a operação seja confirmada, o episódio marcará o primeiro ataque terrestre conhecido no país sul-americano desde o início da campanha de Washington contra Caracas.









