Brasil

Frente fria alivia o calor no Sul e provoca chuva em outras regiões do país nesta sexta-feira (13) de Carnaval

Calor que chegou perto dos 40 °C no Rio Grande do Sul na quinta (12) perde força com a chegada da frente fria

• Atualizado em

A sexta-feira (13) terá chuva frequente em grande parte do Sul e pancadas isoladas de intensidade moderada a forte em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A frente fria que avança pelo Sul, combinada à baixa pressão sobre o Paraguai, intensifica temporais, enquanto a alta pressão mantém sol e calor em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

No Sul, o aumento da nebulosidade e da chuva reduz o calor dos últimos dias, que bateu recorde ontem (12) e chegou a quase 40°C no Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. A sensação de abafamento, no entanto, ainda permanece.

Veja como fica a previsão por região:

Região Sul

As instabilidades atuam desde cedo no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A chuva ocorre com intensidade moderada a forte e há risco de temporais, principalmente no sul, Campanha Gaúcha, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, além de áreas do litoral e da região central. A combinação entre calor, umidade e a passagem da frente fria favorece trovoadas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, com chance de granizo em pontos isolados.

Ao longo do dia, a chuva se espalha pelo norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e grande parte do Paraná. À noite, as instabilidades perdem força no sul gaúcho, mas continuam atuando em Santa Catarina e no Paraná. As temperaturas ficam mais amenas nas áreas com chuva persistente, enquanto o calor ainda predomina no oeste da região.

Em Porto Alegre, a sexta-feira tem chuva frequente ao longo do dia e máxima em torno de 27°C. Em Curitiba, o sol aparece entre nuvens pela manhã, com aumento das pancadas à tarde e máxima de 31°C. Em Florianópolis, a chuva ocorre em vários momentos do dia, com intensidade moderada a forte, e a temperatura máxima chega a 28°C.

Região Sudeste

A manhã começa com tempo firme em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, enquanto o oeste paulista, o Triângulo Mineiro e áreas do Rio de Janeiro registram pancadas isoladas. Entre o fim da manhã e a tarde, a instabilidade aumenta, com risco de chuva moderada a forte e temporais isolados, sobretudo no interior e no litoral.

O calor e a umidade elevam a sensação de abafamento em áreas como o Vale do Ribeira, no sul de São Paulo, a Serra do Mar, que se estende por São Paulo e Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. Em regiões urbanizadas, a menor circulação de vento contribui para a elevação da temperatura durante a tarde.

Na capital paulista, a manhã tem sol entre nuvens e pancadas típicas de verão à tarde, com máxima de 31°C. No Rio de Janeiro, o sol predomina, o calor é intenso e a temperatura pode chegar a 37°C. Em Belo Horizonte, o tempo segue firme, com sol entre nuvens e máxima em torno de 31°C.

Região Centro-Oeste

O dia começa com pancadas isoladas no sudoeste de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás e o Distrito Federal têm tempo mais firme. À tarde, a instabilidade se espalha e ganha força em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do sul de Goiás, com risco de temporais, especialmente no extremo sul sul-mato-grossense.

As áreas com maior nebulosidade registram temperaturas um pouco mais amenas, enquanto o calor predomina onde o sol aparece por mais tempo. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, o que reforça a sensação de abafamento em vários pontos da região.

Em Campo Grande, o sol aparece entre nuvens pela manhã, com aumento das pancadas à tarde e máxima de 28°C. Em Cuiabá, o calor predomina, com pancadas moderadas a fortes ao longo do dia e máxima de 31°C. Em Goiânia, o dia tem sol e algumas pancadas isoladas, com temperatura chegando a 32°C.

Região Nordeste

Desde cedo, a chuva atua com mais força no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e no interior do Piauí. No litoral, a chuva ocorre de forma mais fraca ou passageira nas primeiras horas do dia. Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas se espalham por grande parte da região.

Há risco de chuva moderada a forte e temporais isolados no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e em áreas da Bahia. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, especialmente ao longo do litoral, o que aumenta a sensação de abafamento.

Nas áreas com chuva persistente, o calor diminui um pouco, enquanto nas áreas onde não há previsão de chuva, a sensação é de desconforto térmico ao longo do dia.

Região Norte

A chuva ocorre desde cedo no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins, Roraima e Amapá. Ventos úmidos se encontram perto da Linha do Equador, o que facilita a formação de nuvens de chuva e aumenta o risco de temporais.

Ao longo do dia, a instabilidade se intensifica principalmente no Amazonas, Acre, Pará e Rondônia. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h e mantêm a sensação de abafamento elevada em grande parte da região, mesmo nos períodos sem chuva.

Últimas Notícias