Tornado é flagrado durante tempestade no RS; veja vídeo
Fenômeno teve curta duração, mas provocou queda de postes e árvores


Camila Stucaluc
Um tornado de curta duração foi registrado por moradores durante uma tempestade em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (12). O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil do Estado, no bairro Fragata.
Segundo o órgão, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) registrou rajadas de vento de até 75 km/h na cidade. O sistema causou estragos em diferentes pontos do município, com destelhamentos e quedas de árvores e postes.
O tornado surgiu no mesmo dia em que a Defesa Civil emitiu um alerta laranja no estado, que significa alerta alto para tempestades — o terceiro dos cincos graus de severidade listados pelo órgão. O aviso ocorreu em decorrência da passagem de um sistema convectivo na região, que provocou forte instabilidade atmosférica, chuvas e ventos.
Além da Defesa Civil, a tempestade foi monitorada por agências meteorológicas, como a Climatempo. Bruno Zanetti, meteorologista e especialista em eventos extremos, explicou que tornados associados a linhas de instabilidade não são incomuns no Sul do Brasil.
“Esse tipo de tornado geralmente está associado a sistemas convectivos organizados, como linhas de instabilidade. São fenômenos de curta duração, mas com alto potencial de dano localizado. Mesmo quando os ventos médios registrados não parecem extremos, a circulação tornádica pode gerar rajadas muito superiores em áreas específicas”, disse.








