Brasil

MPF abre investigação sobre possível ligação do Brasil com rede de Jeffrey Epstein

Procedimento tramita sob sigilo na unidade de tráfico internacional após denúncia de possível aliciamento de brasileira para encontros com Epstein nos EUA

Imagem da noticia MPF abre investigação sobre possível ligação do Brasil com rede de Jeffrey Epstein
Jeffrey Epstein em registro na polícia | 10/7/2019/Divulgação via Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para apurar uma possível conexão do Brasil com a rede do criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A denúncia recebida será analisada pela Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC). O órgão informou que investigações desse tipo tramitam sob sigilo, “dada a sensibilidade do tema e a necessidade de proteção das vítimas”.

A UNTC acompanha a divulgação recente de milhões de documentos ligados ao caso Epstein e monitora fatos que envolvam cidadãos brasileiros ou que tenham ocorrido no Brasil.

Segundo reportagem da BBC News Brasil, uma troca interna de ofícios foi iniciada após o procurador-chefe Gilberto Barroso de Carvalho Júnior informar ter recebido dados “dando conta do aliciamento e envio de mulher residente nos arredores de Natal (RN), possivelmente para a prática de atos sexuais com a pessoa de Jeffrey Epstein, nos EUA”.

As mensagens, datadas de 2011, não confirmam o aliciamento nem revelam a idade da pessoa citada. Os diálogos indicam, porém, o interesse de Epstein em uma brasileira apresentada por uma conhecida e mencionam tentativas de apresentá-lo a outras mulheres.

Os registros detalham tratativas para emissão de passaporte, planos de viagem aos Estados Unidos e pedidos de Epstein por fotos em trajes de banho e lingerie.

Documentos divulgados nas últimas semanas mostram ainda que Epstein manteve relações pessoais com modelos brasileiras, prestou apoio financeiro e pode tê-las empregado como assistentes. Há registros de conversas desde 2006, antes da primeira prisão do financista.

A BBC aponta que uma brasileira mencionada com frequência nos arquivos mantinha relação de proximidade e dependência financeira com Epstein.

Últimas Notícias