México envia 815 toneladas de ajuda humanitária a Cuba em meio à crise energética
No Chile, o presidente Gabriel Boric afirmou nesta quinta-feira que também irá enviar ajuda humanitária para Cuba.


Leonardo Almeida
Dois navios enviados pelo México chegaram a Cuba nesta quinta-feira (12) com 815 toneladas de ajuda humanitária. A iniciativa ocorre em meio à crise energética e humanitária enfrentada pelo país caribenho, agravada pela escassez de combustível e dificuldades no fornecimento de petróleo.
A ajuda inclui alimentos e produtos essenciais para a população cubana. Segundo o governo mexicano, os navios transportaram leite em pó, carne, biscoitos, feijão, arroz e artigos de higiene pessoal.
Autoridades mexicanas informaram ainda que cerca de 1.500 toneladas adicionais de leite em pó e feijão estão preparadas para envio nos próximos meses.
Por que Cuba enfrenta uma crise energética?
A crise está ligada, principalmente, às restrições impostas pelos Estados Unidos, que dificultam o acesso de Cuba ao petróleo.
A escassez de combustível afetou o funcionamento de serviços essenciais, incluindo o fornecimento de energia elétrica e outras infraestruturas críticas.
O bloqueio ao transporte de petróleo para Cuba foi intensificado após ameaças de sanções feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra países que realizassem esse tipo de fornecimento.
A presidente do México, Cláudia Sheinbaum, classificou o embargo como injusto e afirmou que o país continuará enviando ajuda.
“Estamos enviando diferentes tipos de apoio. Hoje, os navios chegam. Quando retornarem, enviaremos mais apoio de um tipo diferente”, declarou.
O México também negocia com autoridades norte-americanas alternativas para fornecer petróleo à ilha sem sofrer sanções.








