Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade da Califórnia
Nas últimas semanas, instituições norte-americanas se tornaram palco de manifestações estudantis pelo rompimento dos laços financeiros com Israel
Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entraram em confronto na madrugada desta quarta-feira (1°) no campus da Universidade de Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como outras instituições do país, o local se tornou palco de manifestações estudantis pelo rompimento dos laços financeiros das universidades com Israel. Os alunos também pedem por cessar-fogo e o fim do financiamento norte-americano no conflito na Faixa de Gaza.
Estudantes pró-Israel teriam tentado derrubar barracas e piquetes instalados em torno do campus por estudantes pró-Palestina, que acampam no local. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o início do conflito.
Nas imagens, é possível ver estudantes pró-Israel arrancando as grades do acampamento. Alguns deles estão com pedaços de madeira na mão e jogam objetos em direção ao acampamento. Em outras imagens, estudantes pró-Palestina aparecem respondendo, alguns deles também portam objetos e até mesmo lâmpadas fluorescentes.
+ Netanyahu promete invadir Rafah "com ou sem" acordo de reféns
A Polícia de Los Angeles informou no Twitter que "respondeu ao pedido de ajuda da universidade para restaurar a ordem e manter a segurança pública". O departamento não informou sobre feridos e presos na ação.
Nova York
Do outro lado do país, em Nova York, cerca de 300 manifestantes pró-Palestina foram presos depois de ocupar o prédio Hamilton Hall, na Universidade Columbia. O gesto simbólico lembra a atuação dos estudantes de 1968, que ocuparam o mesmo local para protestar contra a participação americana na Guerra do Vietnã. Na época, a polícia também tomou o campus e deteve cerca de 700 manifestantes.