Entenda como funciona o Domo de Ferro, sistema de defesa aérea de Israel
Radares são capazes de detectar foguetes entre 4 e 70 km de distância e mísseis podem defender uma área de 150 km²
Israel conta com um sistema antimísseis conhecido como Domo de Ferro, que interceptou milhares de foguetes disparados pelo Irã contra o país neste sábado (13). Militares israelenses afirmam que 99% dos ataques contra o território foram interceptados.
+Conflito entre Irã e Israel gera tensão em países ao redor do mundo
Veja como funciona
O sistema de defesa foi projetado para deter em pleno ar mísseis que adentrem o território israelense. Os dispositivos inimigos são detectados por meio de um radar, e o sistema rapidamente calcula se o foguete deve cair em uma área habitada ou atingir uma infraestrutura importante. Caso represente uma ameaça, mísseis são disparados para atingir o artefato inimigo.
Em termos de distância, o sistema de radar é capaz de detectar foguetes entre 4 e 70 km. Já os mísseis podem defender uma área de 150 km². Segundo Israel, o sistema tem 90% de eficiência.
Na última quarta-feira (10), Israel usou pela primeira vez um sistema de defesa antimísseis marítimo para derrubar um drone que se aproximava do Mar Vermelho, ativando sirenes na cidade portuária de Eilat.
Após o início da guerra de Gaza, o país posicionou navios com mísseis no Mar Vermelho e uma das das embarcações derrubou o drone com o novo sistema, chamado C-Dome.
O C-Dome é a versão naval do Domo de Ferro e utiliza os mesmos interceptores. Ele complementa o sistema de defesa aérea de múltiplas camadas de Israel em relação ao Arrow-3, que é projetado para interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera terrestre. +Irã convoca Alemanha, Reino Unido e França para afirmar que ataque não violou ONU e Lei Internacional
EUA e Reino Unido derrubam drones
De acordo com a Associated Press, autoridades dos Estados Unidos disseram que as forças militares americanas abateram alguns dos drones lançados pelo Irã em direção a Israel. O Reino Unido também confirmou que derrubou equipamentos.
Israel comemorou, na manhã deste domingo (14), o sucesso de sua defesa contra o ataque de mísseis e drones lançados pelo Irã. Já os iranianos disseram que o ataque contra Israel foi "um sucesso que superou as expectativas".