Irã diz que ataque contra Israel foi "um sucesso que superou as expectativas"
Um dos principais alvos atingidos foi uma base militar israelense que porta um dos hangares que Israel guarda seus caças F-35
O comandante do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã, Major-General Hossein Salami, afirmou que o ataque de mísseis e drones contra Israel atingiu os alvos determinados e considerou a ofensiva deste sábado (13), “um sucesso, que superou expectativas”.
Por um lado, a agência de notícias estatal do Irã, IRNA, afirma que foram disparados 150 foguetes e drones. Por outro, militares israelenses alegam que foram quase 300 projéteis lançados.
Um dos principais alvos atingidos foi uma base militar israelense localizada na região do deserto de Negev, ao sul dos territórios ocupados na Palestina. O local conta com uma pista de 3.400 metros de cumprimento e é um dos hangares que Israel guarda seus caças F-35, fornecidos pelos EUA, segundo a IRNA.
Na mesma região, mísseis drones teriam atingido o aeroporto de Romon, além de uma área habitada na cidade de Beersheba, onde pessoas foram feridas.
“Nossas informações sobre todos os acertos ainda não estão completas, mas na parte dos acertos que temos relatórios precisos, documentados e relacionados ao campo mostram que esta operação foi realizada com um sucesso que superou as expectativas”, disse Salami.
Na manhã deste domingo (14), Israel se manifestou e afirmou que o país interceptou 99% dos mísseis lançados em seu território.
Para o Irã, o ataque foi uma resposta aos crimes cometidos por Israel, incluindo uma investida contra a embaixada iraniana em Damasco e uma ofensiva de um grupo de comandantes e conselheiros militares do país, na Síria.