Eleições nos EUA: Partido Republicano conquista maioria do Senado
Sigla ganhou duas novas cadeiras na Casa após quatro anos de domínio democrata
O Partido Republicano conquistou a maioria do Senado dos Estados Unidos nas eleições gerais, realizadas na terça-feira (5). Até então, a Casa era composta por 51 democratas e 49 republicanos. Depois da votação, o Partido Democrata perdeu uma cadeira na Virgínia Ocidental e outra em Ohio, deixando o controle para a sigla rival.
Ao todo, os eleitores elegeram 34 senadores no pleito deste ano, o que representa um terço das 100 cadeiras no Senado. Cada parlamentar tem um mandato de seis anos, com eleições realizadas a cada dois anos para renovar os assentos. Além das eleições gerais, há a chamada midterms, realizadas no meio do mandato presidencial.
+ Acompanhe a apuração das eleições nos EUA em tempo real
Os republicanos assumem o controle no Senado pela primeira vez em quatro anos. Agora, os parlamentares estarão à frente de pautas e decisões na Casa, o que pode influenciar diretamente as políticas do governo. Caso o candidato republicano Donald Trump vença as eleições presidenciais, os senadores estarão em posição de confirmar juízes da Suprema Corte, juízes federais e nomeados para cargos no gabinete.