Charlie Kirk: novas imagens divulgadas pelo FBI mostram suspeito minutos antes do ataque
Imagens de câmeras de segurança mostram o atirador subindo escadas até o telhado, de onde disparou contra Kirk

Reuters
O Departamento de Segurança Pública de Utah e o FBI divulgaram, na noite desta quinta-feira (11), novas imagens de uma pessoa de interesse no assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. De acordo com as autoridades, o atirador chegou ao local minutos antes do início do debate.
Imagens de câmeras de segurança mostram o suspeito subindo escadas até o telhado, de onde disparou contra Kirk. Na tarde desta quinta-feira (11), o FBI já havia divulgado imagens de um possível atirador. As autoridades disseram que ele pode ter “idade universitária” e continua sem paradeiro.
+ Charlie Kirk, assassinado em Utah, defendeu o direito de portar armas mesmo que isso custasse vidas
Segundo o agente especial do FBI Robert Bohls, o assassino pulou do telhado e escapou para um bairro próximo. A corporação ofereceu uma recompensa de US$ 100 mil por informações que levem à captura do criminoso.
As fotos divulgadas mostram um indivíduo usando blusa preta de mangas compridas com a imagem de uma águia sobre a bandeira dos Estados Unidos, óculos escuros e boné de beisebol escuro. As autoridades de Utah classificaram o suspeito como “atirador em potencial”.
Veja:

Atentado a político
O comentarista, ativista de extrema direita e aliado de Donald Trump, Charlie Kirk, foi baleado nesta quarta-feira (10) enquanto discursava em evento na Universidade Utah Valley. Segundo a NBC News, Kirk fazia uma apresentação quando foram disparados tiros. Kirk, de 31 anos, comentarista e um influente aliado de Donald Trump, é considerado um dos responsáveis por ajudar a construir a base do presidente republicano entre os eleitores mais jovens.
O assassinato, capturado em detalhes em imagens que rapidamente se espalharam pela internet, ocorreu durante um evento ao meio-dia com a participação de 3.000 pessoas na Utah Valley University em Orem, Utah, cerca de 65 km ao sul de Salt Lake City.
Em um trecho, pode-se ver sangue jorrando do pescoço de Kirk imediatamente após o disparo, e ele caindo em sua cadeira.
Nesta quinta-feira (11), a polícia e agentes federais montaram nesta quinta-feira (11) uma intensa caçada ao atirador.
Defensor de armas
Em 5 de abril de 2023, Kirk afirmou acreditar que "vale a pena o custo de mortes por armas de fogo para que possamos ter a Segunda Emenda" [A Segunda Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que protege o direito da população e dos policiais de garantia a legítima defesa].
"Deveríamos ter uma visão reducionista honesta e clara da violência armada, mas não deveríamos ter uma utopia. Você nunca viverá em uma sociedade com cidadãos armados e não terá uma única morte por arma de fogo. Isso não faz sentido", disse Kirk, em evento organizado pela TPUSA Faith, o braço religioso do grupo conservador de Kirk, Turning Point USA.
"Mas acho que vale a pena. Acho que vale a pena ter o custo de, infelizmente, algumas mortes por arma de fogo todos os anos para que possamos ter a Segunda Emenda para proteger nossos outros direitos dados por Deus. Esse é um acordo prudente. É racional", acrescentou.