TSE multa campanha de Lula em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro
Decisão foi baseada em regras eleitorais, que proíbem o impulsionamento de conteúdo negativo contra adversários
C
Camila Stucaluc
30/04/2024, 05:35 • Atualizado em 30/04/2024, 05:35
compartilhar
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a coligação Brasil da Esperança em R$ 250 mil por propaganda eleitoral negativa na internet, veiculada no pleito de 2022. A decisão, tomada em plenário virtual no último dia 26, atende ação da coligação Pelo Bem do Brasil, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Na ação, a coligação questionou um vídeo que chamava Bolsonaro de incompetente, mentiroso e desumano. A propaganda também continha uma sequência de falas do ex-presidente, incluindo uma em que ele imitava pessoas com falta de ar e dizia “estou com covid-19. Vai comprar vacina só se for na casa da tua mãe”.
Pelas regras, o TSE proíbe o impulsionamento de conteúdo negativo contra adversários durante as eleições. Com isso, a relatora, ministra Cármen Lúcia, proibiu o impulsionamento do vídeo, voto que foi seguido pelos ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Floriano Azevedo, André Ramos Tavares e Alexandre de Moraes.
“O material não foi impulsionado com ‘o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações’. Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, não é benéfica ao candidato à reeleição”, disse a ministra, à época.
TSE multa campanha de Lula em R$ 250 mil por propaganda contra BolsonaroDecisão foi baseada em regras eleitorais, que proíbem o impulsionamento de conteúdo negativo contra adversários Justiça2024-04-30T05:35:00.000ZO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a coligação Brasil da Esperança em R$ 250 mil por propaganda eleitoral negativa na internet, veiculada no pleito de 2022. A decisão, tomada em plenário virtual no último dia 26, atende ação da coligação Pelo Bem do Brasil, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ação, a coligação questionou um vídeo que chamava Bolsonaro de incompetente, mentiroso e desumano. A propaganda também continha uma sequência de falas do ex-presidente, incluindo uma em que ele imitava pessoas com falta de ar e dizia “estou com covid-19. Vai comprar vacina só se for na casa da tua mãe”. Pelas regras, o TSE proíbe o impulsionamento de conteúdo negativo contra adversários durante as eleições. Com isso, a relatora, ministra Cármen Lúcia, proibiu o impulsionamento do vídeo, voto que foi seguido pelos ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Floriano Azevedo, André Ramos Tavares e Alexandre de Moraes. “O material não foi impulsionado com ‘o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações’. Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, não é benéfica ao candidato à reeleição”, disse a ministra, à época. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/justica/tse-multa-campanha-de-lula-em-r-250-mil-por-propaganda-contra-bolsonaro