Pandemia pauta primeiro confronto entre Lula e Bolsonaro em debate
Candidatos que disputam segundo turno da eleição presidencial participam de debate na Band

SBT News
A gestão da pandemia de covid-19 pautou boa parte do primeiro embate direto entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate da TV Band, neste domingo (16.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O assunto foi introduzido pelo petista, que questionou: "O Brasil tem 3% da população mundial e o Brasil teve 11% das mortes da pandemia no mundo. Por que houve tanta demora para comprar vacina?".
Bolsonaro respondeu dizendo que nenhum país do mundo começou a vacinar em 2020. Depois, ressalvou que a imunização começou em dezembro de 2020, mas que o processo de vacinação teve início no Brasil no mês seguinte. "Nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacina e todos aqueles que quiseram tomar vacina tomaram, e o Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo e em tempo mais rápido", afirmou o presidente.
Lula ainda o acusou de "debochar" de pessoas morrendo sem ar, de desestimular a vacinação e de promover remédios sem eficácia. "Não tem na história de nenhum governo no mundo alguém que brincou com a pademia e com a morte como você brincou", disparou o ex-presidente. Em resposta, Bolsonaro afirmou que criticou o protocolo do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta -- que pregava que os pacientes só fossem ao hospital quando tivessem falta de ar -- e disse ter defendido a autonomia médica para receitar medicamentos off label -- quando um remédio é usado para uma patologia que não consta em sua receita.