Previsão do tempo: chuvas retornam ao Sul e temporais se espalham pelo Brasil nessa quarta-feira (28)
Baixa pressão, calor e umidade mantêm risco de temporais e temperaturas elevadas em várias regiões do país


Naiara Ribeiro
A quarta-feira (28) será marcada por calor, alta umidade e influência marítima, combinação que favorece a formação de instabilidades na maioria do país. A previsão indica pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com risco de temporais localizados, rajadas de vento e sensação de tempo abafado em diversas regiões, segundo o Climatempo.
Região Sul
A influência marítima mantém chuva fraca entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da Serra e de pontos do litoral do Rio Grande do Sul, principalmente pela manhã. Ao longo do dia, a atuação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, somada ao calor e à umidade, favorece pancadas de chuva moderadas a fortes nos três estados da região. Há risco de temporais no sul e na Campanha Gaúcha, com pancadas que se estendem até a noite no Paraná, oeste gaúcho e interior catarinense. As temperaturas seguem elevadas.
Em Porto Alegre, o dia começa com sol e tempo firme, e há previsão de chuva fraca e rápida à tarde, com máxima em torno de 33 °C. Já em Curitiba, há possibilidade de nevoeiro na madrugada, com sol pela manhã e chuva rápida à tarde, e os termômetros podem chegar aos 30 °C.
Região Sudeste
O tempo segue instável em parte da região. Há chuva fraca e isolada no litoral e no leste de Minas Gerais, enquanto no oeste e noroeste paulista as pancadas ocorrem com intensidade moderada a forte desde a madrugada. Também há previsão de chuva mais intensa no Triângulo Mineiro e em áreas do oeste, sul e norte de Minas Gerais, além do sul do Rio de Janeiro. O risco de temporais aumenta no interior, norte, nordeste e leste de São Paulo, no Triângulo e sul mineiro e no extremo sul fluminense. Em grande parte de Minas Gerais, o tempo fica mais firme, com calor predominando.
Na capital paulista, as pancadas ganham força ao longo do dia, com risco de temporais, e a máxima pode chegar aos 31 °C. No Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite, e temperatura máxima em torno de 35 °C. Em Belo Horizonte, o dia começa com sol entre nuvens e tempo firme, com chance de chuva fraca à tarde e máxima de 28 °C.
Região Centro-Oeste
Desde o início da manhã, chove de forma moderada a forte em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. A partir do fim da manhã, o calor e a umidade intensificam as instabilidades também em Goiás, com risco de temporais no sul goiano e no sudeste mato-grossense. A atuação de uma área de baixa pressão mantém o tempo instável em Mato Grosso do Sul ao longo do dia. O calor predomina em toda a região.
Em Campo Grande, o sol aparece pela manhã, com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva fortes entre o fim da manhã e à tarde, e máxima em torno de 29 °C. Em Cuiabá, o sol surge entre nuvens e as pancadas aumentam ao longo do dia, com temperatura máxima próxima dos 28 °C.
Região Nordeste
As pancadas de chuva ocorrem desde cedo em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco, além do norte, interior e litoral da Bahia, com intensidade moderada a forte. Ao longo do dia, a chuva ganha força e se espalha para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas e para a faixa litorânea da região. Há risco de temporais no sul e interior do Maranhão e do Piauí.
Em áreas do interior nordestino, o tempo segue mais firme, enquanto o calor permanece intenso em grande parte do leste da região.
Região Norte
A instabilidade continua elevada, com chuva moderada a forte no Amazonas, Acre, Rondônia e no sul e oeste de Roraima, além de risco de temporais no extremo oeste da região. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém as pancadas de chuva ao longo do dia. No Pará e no Tocantins, a chuva se intensifica, com risco de temporais no norte tocantinense e no leste paraense.
As temperaturas seguem elevadas, com sensação de abafamento persistente.









