COP30: entenda os principais termos e siglas da Conferência das Nações sobre clima
Evento global discute metas ambientais, transição energética e estratégias de adaptação para enfrentar as mudanças climáticas


Murillo Otavio
Vicklin Moraes
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) começou nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), e vai até o dia 21 de novembro.
O evento da ONU reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil com o objetivo de debater metas climáticas para evitar o colapso ambiental, financiar países em desenvolvimento na transição energética e definir estratégias de adaptação às mudanças do clima.
Para facilitar o entendimento das discussões da conferência, o SBT News explica, a seguir, os principais termos e siglas usados nos debates. As definições são baseadas em informações do governo federal, da ONU e de instituições como o Observatório do Clima.
Neste texto, você vai saber o que é:
- COP30;
- Acordo de Paris;
- NDCs;
- IPCC;
- Pegada de carbono;
- Mudança climática;
- Mitigação climática;
- Justiça climática;
- Transição energética;
- Combustíveis fósseis;
- Energia limpa;
- Mapa do Caminho.
- Phase out
+ Presidente Lula põe multilateralismo e o Acordo de Paris como pontos fundamentais da COP30
+ Governador do Pará rebate Trump sobre COP30: "Deveria apontar caminhos contra mudanças climáticas"
COP30
É a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada anualmente para discutir e negociar ações voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Acordo de Paris
Tratado global adotado em 2015, durante a COP21, que tem como principal meta limitar o aumento da temperatura média da Terra a menos de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, buscando esforços para limitar esse aumento a 1,5°C.
NDCs
A sigla vem do inglês Nationally Determined Contributions, em português, Contribuições Nacionalmente Determinadas.
São planos voluntários apresentados pelos países que definem metas e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, conforme o Acordo de Paris.
IPCC
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado pela ONU em 1988. Formado por cientistas de diversos países, o painel reúne e analisa as pesquisas mais recentes sobre o aquecimento global e seus impactos.
Pegada de carbono
É a medida da quantidade total de gases de efeito estufa (como dióxido de carbono e metano) emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, empresa, produto ou país.
Esse índice permite avaliar o impacto das atividades humanas sobre o clima.
Mudança climática
Refere-se a alterações significativas e duradouras no clima da Terra, causadas por fenômenos naturais ou pela ação humana.
Mitigação climática
Conjunto de ações que buscam reduzir ou evitar a emissão de gases de efeito estufa. Essas medidas incluem o uso de tecnologias limpas, a conservação de florestas e a adoção de práticas sustentáveis.
Justiça climática
Conceito que reconhece que os impactos da crise climática afetam de forma desigual as populações.
Grupos mais vulneráveis, como povos indígenas, comunidades negras e pessoas em situação de pobreza, sofrem mais com os efeitos das mudanças climáticas.
Transição energética
Processo de substituição das fontes de energia fósseis e poluentes por fontes renováveis e sustentáveis.
Combustíveis fósseis
São fontes de energia não renováveis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Esses combustíveis estão entre os principais responsáveis pelas emissões globais de gases de efeito estufa.
Energia limpa
É a energia produzida sem emissão significativa de poluentes, com impacto ambiental mínimo. Entre as principais fontes estão a energia solar, eólica e hidrelétrica.
Mapa do Caminho de Baku a Belém
O “Mapa do Caminho” é um plano de ação internacional que define etapas, prazos e metas concretas para atingir um objetivo comum.
No contexto da COP30, o termo faz referência ao roteiro político e técnico que estabelece os compromissos assumidos entre as conferências de Baku (COP29) e Belém (COP30).
Phase Out
É a eliminação gradual de resíduos e a descontinuação progressiva até a completa retirada de um produto, tecnologia ou prática. No contexto da COP, o termo é usado para definir a redução do uso de carvão, gás e petróleo, com a meta de substituí-los por fontes de energia renovável.








