Carro atropela 14 capivaras em Brasília; 13 morrem e um filhote sobrevive
Investigação do caso no Lago Sul será conduzida pela Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema)

Pedro Canguçu
Marcos Santos
Uma carro atropelou 14 capivaras na avenida Dom Bosco, no Lago Sul, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (10). Treze animais morreram no local e um filhote sobreviveu. O motorista já foi identificado.
De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA/PMDF), o filhote foi encontrado com sinais de vida e encaminhado ao Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal (Hfaus), onde recebeu os primeiros atendimentos e permanece sob cuidados.
+ Bombeiros do DF fazem transporte aéreo de coração para transplante de urgência em Brasília
A partir de agora, a investigação do atropelamento das capivaras no Lago Sul vai ficar a cargo da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), responsável pela identificação do condutor do veículo por meio de imagens de câmeras de segurança. O carro também já foi localizado.
A Polícia Militar Ambiental reforçou que atua na preservação, fiscalização e resgate de fauna silvestre, mas não realiza a investigação criminal dos casos, função atribuída exclusivamente à Polícia Civil (PCDF).
"É importante esclarecer também que nossos registros são voltados aos dados gerais de resgates e ocorrências ambientais, organizados por regiões administrativas. Atualmente, não possuímos um campo específico para contabilização de animais atropelados, sendo esses casos registrados de forma genérica entre os atendimentos", informou a Polícia Militar do DF, em nota.
+ Fiéis têm prejuízo de R$ 3 milhões em golpe de agência que vendeu viagens para Jubileu em Roma
Animais na pista
O Batalhão Ambiental reforça à população a importância da direção consciente, especialmente em áreas de preservação ambiental.
Reduzir a velocidade, respeitar a sinalização e estar atento à presença de animais silvestres são atitudes que ajudam a prevenir tragédias e salvar vidas.