Fiéis têm prejuízo de R$ 3 milhões em golpe de agência que vendeu viagens para Jubileu em Roma
Devotos economizaram por anos para conhecer o papa e agora enfrentam calote; Procon cobra explicações da empresa

Isabela Guimarães
Katia Gomes
Lucas Antunes
Cerca de 200 católicos do Distrito Federal e de São Paulo sonhavam em conhecer Roma e o papa Leão XIV durante o Jubileu 2025, mas tiveram o sonho frustrado. O prejuízo ultrapassa R$ 3 milhões após contratarem pacotes de viagem que não foram cumpridos pela agência Kairós Viagens e Peregrinações, com sede no interior paulista.
Só no Distrito Federal, o golpe deixou um rombo milionário. Na Paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, 38 fiéis pagaram cerca de R$ 15 mil cada para o pacote, o que representa um prejuízo de aproximadamente R$ 570 mil. O grupo passou dois anos organizando bazares, vendendo lanches e trabalhando nos fins de semana para juntar o dinheiro necessário.
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"Eu venho já trabalhando, trabalhando final de semana, fazendo os extras e eles também. A gente montou um grupo pra trabalhar na igreja, fazendo bazar, vendendo lanche, vendendo água no semáforo", contou a empregada doméstica Nilza Pereira.
O embarque estava previsto para o próximo dia 26 de julho. A notícia do cancelamento deixou todos em choque.
"Nós ficamos muito arrasados com a péssima notícia. Naquele momento, a minha vontade era de morrer, porque não é fácil hoje tirar R$ 15 mil com tanto sacrifício. Não tô aqui querendo dinheiro de volta, eu queria simplesmente uma resposta da viagem, sabe? Era o sonho, o sonho era viajar. Não é só questão financeira, era o sonho mesmo de conhecer o novo papa", desabafou.
Em Taguatinga, outros 30 fiéis das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo também foram vítimas. Cada um pagou cerca de R$ 18 mil, somando mais R$ 540 mil em prejuízo.
"Teve gente que fez empréstimo, pagou com cartão", relatou o engenheiro civil Matheus Machado.
O sentimento de frustração é ainda maior porque o Jubileu só acontece a cada 25 anos. O próximo será em 2050.
Agência alega dificuldades financeiras
A Kairós Viagens e Peregrinações, responsável pelos pacotes, é sediada em Franca (SP). Em comunicado enviado aos peregrinos, o dono afirmou que trabalha com turismo há mais de 20 anos, enfrenta dificuldades financeiras desde a pandemia de covid-19 e teve créditos bloqueados junto a fornecedores por conta das guerras em Israel.
Disse ainda que pretende ressarcir os clientes o quanto antes, que não obteve qualquer benefício financeiro com o caso, pediu desculpas e se comprometeu a reparar os danos.
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Procon-SP notifica agência
O Procon-SP notificou a Kairós Viagens para prestar esclarecimentos. A empresa tem 48 horas, a partir desta quinta-feira (10), para informar como está comunicando os clientes e qual o procedimento para ressarcimento dos valores pagos, que ultrapassam R$ 3 milhões em todo o país.
O órgão orienta também que consumidores com compras parceladas solicitem a suspensão das cobranças junto aos respectivos meios de pagamento.
Para quem contratou pacotes em outros estados, a recomendação é procurar o Procon local e formalizar a queixa. Já casos de outros pacotes também cancelados devem ser registrados no site do Procon-SP.