Turismo em Sevilha: o que fazer na capital da Andaluzia
Um roteiro pela maior cidade do sul da Espanha marcada por beleza, histórias e tradições
Adriana Levis
Mágica, colorida, ensolarada, vibrante e monumental. Fazer turismo em Sevilha é como passear pela história. A cidade traz a mistura de heranças islâmica, judaica e cristã com um legado impressionante até os dias de hoje, com seus monumentos e marcos arquitetônicos que revelam a influência multicultural na capital da Andaluzia.
A influência dos Mouros
A Catedral de Sevilha remonta ao período da ocupação moura na região da Andaluzia. Os mouros eram povos vindos da África para ocupar a Península Ibérica, um dos principais monumentos é o atual campanário da Catedral de Sevilha. Minarete da antiga mesquita, a torre hoje conhecida como La Giralda foi preservada. É possível subir lá no alto e ver a vista fantástica da capital da Andaluzia. Já a mesquita foi derrubada e deu lugar ao maior templo gótico do mundo: a Catedral de Sevilha, onde o navegador Cristóvão Colombo está enterrado.
O que fazer em Sevilha
Com a descoberta da América, Sevilha virou ponto de chegada de todo ouro e prata extraídos das colônias e o rio Guadalquivir foi testemunha desta época. Vale a pena fazer um passeio de barco ou caminhar pelas margens dele.
A capital da Andaluzia é uma "grande pequena cidade", por isso, dá para fazer quase tudo a pé. As pessoas vivem nas ruas e em seus grandes espaços abertos como a enorme Praça da Espanha. Construída para a Exposição Ibero-americana de 1929, ela já foi cenário de filmes e desfiles de moda. Mas também há ruas estreitas e cantos incrivelmente fotogênicos em Santa Cruz, bairro habitado pelos judeus na Idade Média.
O que não falta na cidade são lugares para se ver a dança flamenca, uma tradição espanhola que nasceu na Andaluzia. Não é preciso pagar ingresso para a força dessa expressão cultural. É só andar pelas ruas da cidade onde bailarinos e cantores se exibem para os turistas em troca de alguma gorjeta. Vamos fazer turismo em Sevilha?
O vídeo estreia neste sábado (23.jul) às 10h: