Dicas para quem vai visitar Lisboa pela primeira vez
Saiba como aproveitar a capital portuguesa usando o transporte público
Renata Cordeiro
Muitos turistas quando chegam a Portugal se apressam em alugar logo um carro no aeroporto e sair para visitar a cidade. Esse é o primeiro grande erro de quem visita o país. Principalmente em Lisboa e arredores, a principal dica é se locomover por meio do transporte público, caso contrário, se prepare para ficar preso nos enormes congestionamentos.
A capital de todos os portugueses
Lisboa, tem lugares lindos e incríveis para conhecer e passear. As íngremes ladeiras dão um charme especial à cidade. Caminhando é possível descobrir cantinhos incríveis e charmosos, seja em um restaurante ou em um empório, sempre haverá uma assinatura portuguesa. Esses passeios podem ser feitos nos bondes que já são parte da alma da cidade e não deixam de ser um passeio obrigatório. Para ir aos arredores, os trens, que em Portugal são chamados de Comboio, abrem um mapa de oportunidades. Para Cascais são cerca de quarenta minutos passando por dezessete estações.
A paisagem da janela
No percurso de Lisboa a Cascais é possível ver pontos de interesse turístico descortinando pela janela, como as praias e prédios históricos que pipocam no caminho.
Transporte público integrado com o meio ambiente
Em Portugal, como tantas cidades da Europa, se estimula muito o uso da bicicleta e elas podem ser transportadas no trem. O Cais do Sodré é o ponto de ligação entre o metrô, o trem para as praias de Cascais.
Os Palacetes de Sintra
Uma outra cidade de importância turística que pode ser acessada de trem é Sintra, com seus palácios, palacetes e até mesmo um castelo. Na Quinta da Regaleira é possível visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pedra. Sintra é um banquete para turistas que lotam as ruas da cidade.
Os aplicativos são seus aliados na viagem
Existem muitos aplicativos que podem ser seus aliados na hora de viajar por Portugal. Um deles é o Comboios de Portugal que vale até para viagens mais longas para outras regiões do País. O Carris facilita as viagens de ônibus e o TTSL ajuda na travessia do Rio Tejo.
Controle no transporte público
Se for usar o Comboio e não tiver aquela catraca para entrar, não se esqueça de passar o ticket pelo totem, porque mesmo dentro do trem pode haver controle e a multa é pesada. Quer saber mais? O vídeo estreia neste sábado (9.jul) às 10h: