Tecnologia

Criador do ChatGPT, Sam Altman diz que DeepSeek é "impressionante"; Trump fala em "alerta"

Principal executivo da OpenAI avalia ser "revigorante" a presença de um novo concorrente no mercado

Imagem da noticia Criador do ChatGPT, Sam Altman diz que DeepSeek é "impressionante"; Trump fala em "alerta"
Trump e Altman no anúncio do Stargate: ambos comentaram sobre a IA desenvolvida pela China | White House/Reprodução - 21/01/2025
• Atualizado em

O principal executivo e cofundador da OpenAI, Sam Altman, comentou sobre o novo modelo de inteligência artificial (IA) chinesa DeepSeek e classificou a nova IA como "impressionante".

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Além disso, o criador do ChatGPT também avaliou como "revigorante" a presença de um novo concorrente no mercado.

Altman declarou que a OpenAI deve realizar novos lançamentos para enfrentar o rival chinês.

"DeepSeek R1 é um modelo impressionante, principalmente pelo que eles conseguem oferecer pelo preço", escreveu Altman em seu perfil na rede social X, em referência ao lançamento da DeepSeek.

O executivo também comentou que os próximos modelos da OpenAI serão superiores e adotou um tom positivo em relação à concorrência com a DeepSeek.

"Obviamente, entregaremos modelos muito melhores e também é realmente revigorante ter um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos."

Altman demonstrou otimismo e comentou que o mundo vai querer "muita IA" e ficará "surpreso" com os modelos da próxima geração.

IA chinesa foi criada em código aberto e está disponível para uso no mundo todo | Reprodução/DeepSeek
IA chinesa foi criada em código aberto e está disponível para uso no mundo todo | Reprodução/DeepSeek

DeepSeek é um "alerta", diz Trump

O presidente dos Estados Unidos classificou que a IA chinesa DeepSeek "deve ser um alerta para nossas indústrias de que precisamos estar focados em competir para vencer".

Segundo o jornal The Washington Post, Donald Trump declarou separadamente que planejava aplicar novas tarifas sobre chips de computador produzidos fora do país.

No entanto, essa medida poderia criar mais dificuldades para a indústria de tecnologia norte-americana, que depende amplamente dos chips fabricados na Ásia.

Líderes do Vale do Silício e do governo norte-americano estão convictos de que a China tem capacidade de desafiar os Estados Unidos no desenvolvimento de inteligência artificial avançada, especialmente porque ambas as nações consideram a tecnologia de IA como uma estratégia crucial para seu futuro econômico e militar.

Últimas Notícias