Sam Altman volta para OpenAI
Funcionários ameaçaram deixar a empresa caso o executivo e 'pai do ChatGPT' não voltasse ao cargo de CEO
Após uma demissão surpreendente na última 6ª feira (17.nov), uma contratação inesperada pela Microsoft no domingo (19.nov), e após uma revolta dos funcionários de deixar a empresa, Sam Altman volta ao cargo CEO na OpenAI.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Sabia as últimas informações sobre OpenAI
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A companhia que mais se destaca na área de inteligência artificial publicou na manhã desta 4ª feira (22.nov) a volta do cofundador da empresa ao cargo de presidente-executivo, com a formação de um novo conselho.
"Chegamos a um acordo de princípio para Sam retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D?Angelo", escreveu a OpenAI no X, antigo Twitter.
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.
? OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
Nas redes socias, Sam Altman demonstrou ansiedade em retornar a empresa que criou. Ele reforçou que o retorno teve apoio do CEO da Microsoft, Satya Nadella e que a parceria com a big tech será reforçada.
"Adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya [Nadella], estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft."
i love openai, and everything i?ve done over the past few days has been in service of keeping this team and its mission together. when i decided to join msft on sun evening, it was clear that was the best path for me and the team. with the new board and w satya?s support, i?m?
? Sam Altman (@sama) November 22, 2023
Com isso, acabam os dias de incerteza na indústria de inteligência artificial que ainda está em sua fase inicial, após embates sobre como a OpenAI deveria ser conduzida.
A crise começou quando Altman e o conselho se desentenderam em questões referentes ao desenvolvimento da inteligência artificial.
Sam Altman foi destituído do cargo e, logo depois, foi contratado pelo CEO da Microsoft Satya Nadella para que ele coordenasse um time de pesquisa em uma divisão de inteligência artificial.
Após especulações de uma CEO interina, Emmet Shear foi anunciado como o novo CEO interino. Em meio a tudo isso, os mais de 500 dos 700 funcionários da OpenAI ameaçaram deixar a empresa caso Altman nao retornasse ao cargo.
Assim com a volta de Altman na OpenAI, os ânimos sobre os rumos da tecnologia, que ainda segue em desenvolvimento, entra nos eixos.
Ainda mais que a empresa cocriada por Samuel Altman e Greg Brockman lidera o segmento em um ambiente onde várias big techs, com muito mais infraestrutura e orçamento, como Google, Amazon, a chinesa Baidu e outras, buscam seu lugar ao sol neste novo mercado que está em ascendência.
O que aconteceu na OpenAI? Um resumo:
- 17 de novembro - Após várias discussões e desentendimentos, Sam Altman é demitido pelo conselho da OpenAI via Google Meet
- 19 de novembro - No domingo, Sam Altman é chamado na sede da OpenAI para outra reunião, agora pessoalmente.
- 19 de novembro - Na madrugada, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, cuja empresa tem 49% da OpenAI, anuncia a contratação dos cofundadores Sam Altman e Greg Brockman
- 20 de novembro - Mais de 500 dos 700 funcionários da OpenAI assinam carta pública pedindo retorno de Sam Altman ao cargo de CEO ou então aconteceria uma demissão coletiva
- 20 de novembro - Emmet Shear, cofundador da plataforma de vídeos Twich, foi anunciado como 3º CEO interino. Ele anunciou uma auditoria para entender os motivos que levaram o conselho a demitir Altman.
- 22 de novembro - OpenAI anuncia retorno de Sam Altman e os demais após alterações no conselho de administração da empresa de inteligência artificial