Mundo

Congresso do Peru elege José Balcázar como presidente interino do país

Parlamentar assume o cargo depois que José Jeri foi afastado em meio a escândalo político

Imagem da noticia Congresso do Peru elege José Balcázar como presidente interino do país
José Maria Balcázar, agora presidente interino do Peru, votando no Congresso | Reuters / Reprodução
• Atualizado em

O Congresso do Peru elegeu, nesta quarta-feira (18), o deputado federal José Balcazar como presidente interino do país, após a destituição de José Jeri. A mudança ocorre em meio a mais um capítulo da crise política que atinge o país andino.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Jeri havia sido afastado do cargo na terça-feira (17), apenas quatro meses após assumir a presidência.

José Balcazar é doutor em direito e ciência política. Ele construiu carreira como professor universitário e também atuou como juiz na Suprema Corte de Lambayeque, além de ocupar um cargo temporário na Suprema Corte do Peru.

Eleito deputado em 2021 pela região de Lambayeque, Balcazar ganhou destaque no Congresso ao liderar a comissão responsável pela seleção de magistrados do Tribunal Constitucional e por atuar em comissões ligadas às áreas de justiça e educação.

José Jeri destituído

O Congresso destituiu José Jeri após a aprovação de uma moção de censura relacionada a um escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês. A proposta foi aprovada por 75 votos a favor, 24 votos contra e 3 abstenções

A censura exige maioria simples e implica a perda imediata do cargo. Diferentemente do impeachment, que exige maioria qualificada de 87 votos entre os 130 parlamentares, a moção de censura pode ser aprovada com maioria simples — ao menos 66 votos, dependendo do número de congressistas presentes.

José Jeri se tornou o oitavo presidente do Peru em oito anos e o terceiro chefe de Estado consecutivo a ser destituído.

Assuntos relacionados

Peru
Política

Últimas Notícias