Publicidade

Demitido da OpenAI e contratado pela Microsoft, quem é Sam Altman?

Executivo vai assumir a liderança de uma equipe de pesquisa em inteligência artificial (IA) da big tech

Demitido da OpenAI e contratado pela Microsoft, quem é Sam Altman?
Publicidade

O setor de tecnologia ficou agitado de surpresa com a demissão repentina de Sam Altman, um dos criadores do ChatGPT, do cargo de CEO da OpenAI, na última 6ª feira (20.nov). Os motivos estariam as divergências entre o conselho de administração e o CEO sobre questões da agilidade no desenvolvimento da inteligência artificial perante as questões éticas e de segurança envolvidas. Isso opôs o conselho, priorizando agilidade para entrega ao mercado, a Altman que priorizava a cautela e questões de segurança no desenvolvimento da IA. No final do domingo (19.nov), o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou a contratação do executivo para integrar uma equipe de pesquisa em inteligência artificial.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Sabia as últimas informações sobre inteligência artificial
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

 

"Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roteiro de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros. Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipe de liderança da OAI e trabalhar com eles", explicou Nadella ao fazer a contratação.

O CEO da Microsoft ressaltou a importância de trazer os cofundadores da OpenAI para o time da Microsoft, e assim desenvolver novas tecnologias em IA.

"Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso", disse o CEO da Microsoft na rede social X.

Sam Altman foi sucinto na resposta ao seu novo chefe.

"A missão continua", declarou.

Nadella mostrou-se empolgado com a contratação e ressaltou que os fundadores e inovadores têm espaço para se desenvolver de forma independente na Microsoft, assim como aconteceu com LinkedIn e GitHub.

"Estou muito animado por você se juntar como CEO deste novo grupo, Sam, estabelecendo um novo ritmo para a inovação. Aprendemos muito ao longo dos anos sobre como dar aos fundadores e inovadores espaço para construir identidades e culturas independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios e LinkedIn, e estou ansioso para que você faça o mesmo".


Quem é Sam Altman?

Samuel Altman tem 38 anos e aprendeu programação ainda criança | Criado em Canva/AI

O programador Samuel Altman é um dos principais responsáveis por criar a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT e por fundar a empresa OpenAI.

Nascido em 22 de abril de 1985, em Chicago, nos Estados Unidos, Altman cresceu na cidade de Saint Louis, no Missouri. Segundo a revista The New Yorker, lá começou a aprender informática aos 8 anos, quando programava e desmontava um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, que enxergou como tábua de salvação para o mundo. 

Sam disse ser gay desde que era criança e que "usar salas de chat do America Online (AOL) era transformador", pois podia trocar seus segredos com outras pessoas. Também encarou a escola em que estudava para defender seu direito de ser gay: questionou se a escola queria ser um lugar repressivo ou aberto a ideias diferentes.

"Crescer gay no meio-oeste na casa dos dois mil anos não foi a coisa mais incrível. E encontrar salas de chat da AOL foi transformador. Os segredos são ruins quando você tem onze ou doze anos.", declarou para a The New Yorker em 2016.

Frequentou a Universidade de Stanford, onde estudou ciência da computação por dois anos. No entanto, interrompeu a graduação para se envolver, em 2005, aos 19 anos, na fundação da rede social com geolocalização Loopt, que foi vendida por US$ 43 milhões em 2012. Altman montou a empresa com dois amigos, um deles seu namorado por 9 anos. 

Na mesma época, Altman conseguiu uma parceria com a aceleradora de startups Y Combinator, em 2011, em 2014 tornou-se presidente da empresa.

Altman também tem suas excentricidades. Ele costuma trabalhar em projetos para lidar com possíveis consequências do fim do mundo.

Em uma edição da revista The New Yorker, que faz um perfil do programador, Sam Altman fez um alerta sobre como a tecnologia controla as pessoas. Ele ressaltou que os perigos não vêm dos criadores, mas sim, das criações.

"Escravizamos a inteligência artificial ou ela nos escraviza", reforçou.

Lembrou que os telefones, como um iPhone, controla as pessoas e que os "humanos precisam elevar no nível, para que os descendentes possam conquistar a galáxia".

OpenAI

Altman fundou a OpenAI em 2015 e é um dos criadores do ChatGPT | X/@sama/Montagem/SBT News

Em 2015, Sam Altman deu um novo passo e fundou a OpenAI, que recebeu aporte de US$ 1 bilhão no primeiro ano. A empresa tem como objetivo fazer com que a inteligência artificial seja benéfica para a sociedade.

Em 2019, a empresa dá um salto importante para se destacar no Vale do Silício ao anunciar uma parceria com a Microsoft. Com isso, foi lançado em 2022 o DALL-E, que tem a finalidade de gerar imagens a partir de descrições em texto.

Em fevereiro deste ano, a Microsoft integrou a tecnologia do ChatGPT ao buscador Bing e ao navegador Edge. 

Crise, demissão e emprego novo

No final de semana, Altman foi demitido e Mira Murati, a CTO da OpenAI, foi nomeada para a função de CEO para substituí-lo, por decisão do conselho de administração da empresa.

Além de Altman, Greg Brockman, presidente e cofundador da OpenAI, pediu demissão em solidariedade ao seu amigo cofundador da empresa. Logo depois, ele também foi contratado pela empresa de Bill Gates.

Sam Altman e Satya Nadella em foto oficial divulgada pela Microsoft | Divulgação/Microsoft

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
tecnologia
noticias
inteligencia-artificial
ia
sam-altman
openai
microsoft
satya-nadella
contratado
quem é
bio
perfil
tech
chatgpt
criador
pesquisa
executivo
demitido
inteligencia artificial

Últimas notícias

Quem são Stevie Nicks e Clara Bow, mencionadas no novo álbum de Taylor Swift

Quem são Stevie Nicks e Clara Bow, mencionadas no novo álbum de Taylor Swift

Stevie faz o prelúdio do álbum físico de Taylor; Já Bow é título de uma das canções
Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil após críticas na internet

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil após críticas na internet

Influenciador digital é acusado de mentir sobre carreira de natação
"Tio Paulo": Defesa de sobrinha entra com pedido de liberdade condicional

"Tio Paulo": Defesa de sobrinha entra com pedido de liberdade condicional

Advogados alegam que Erika de Souza Vieira Nunes tem uma filha de 14 anos que depende de cuidados especiais
Residência é atingida por árvore após forte ventania no RJ

Residência é atingida por árvore após forte ventania no RJ

Pai e filho ficaram feridos; Defesa Civil ainda não foi no local retirar o pedaço que restou da árvore
"Eu tinha razão, fui mau profeta", diz Gilmar Mendes sobre críticas à Lava Jato

"Eu tinha razão, fui mau profeta", diz Gilmar Mendes sobre críticas à Lava Jato

Ministro do STF voltou a defender criação de uma comissão da verdade para avaliar excessos e irregularidades na condução da operação
Vai esquentar? Veja previsão do tempo para o final de semana

Vai esquentar? Veja previsão do tempo para o final de semana

Sol deve aparecer na maior parte das capitais brasileiras, acompanhado de chuva em alguns estados. Confira
Flagra: Macaco foge de zoológico e vai parar em presídio no RJ

Flagra: Macaco foge de zoológico e vai parar em presídio no RJ

Caso foi registrado na zona norte da capital; bichinho circulou pela penitenciária até ser resgatado
Rendimento mensal do 1% mais rico é quase 40 vezes maior que dos 40% mais pobres no Brasil, diz IBGE

Rendimento mensal do 1% mais rico é quase 40 vezes maior que dos 40% mais pobres no Brasil, diz IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) aponta aumento no valor médio recebido em 2023, mas desigualdade segue alta
EXCLUSIVO: Gilmar Mendes rebate relatório dos EUA e defende Moraes: "Nenhum excesso"

EXCLUSIVO: Gilmar Mendes rebate relatório dos EUA e defende Moraes: "Nenhum excesso"

"O que mostram como irregular são processos de caráter sigiloso, como a quebra de sigilo. Absolutamente normal", disse o decano ao SBT
Com doença cônica, menino corre risco de perder movimentos do corpo

Com doença cônica, menino corre risco de perder movimentos do corpo

Garotinho precisa de remédio injetável semanal e caro, mas medicamento está em falta na rede pública de saúde de São José dos Campos (SP)
Publicidade
Publicidade