Demitido da OpenAI e contratado pela Microsoft, quem é Sam Altman?
Executivo vai assumir a liderança de uma equipe de pesquisa em inteligência artificial (IA) da big tech
O setor de tecnologia ficou agitado de surpresa com a demissão repentina de Sam Altman, um dos criadores do ChatGPT, do cargo de CEO da OpenAI, na última 6ª feira (20.nov). Os motivos estariam as divergências entre o conselho de administração e o CEO sobre questões da agilidade no desenvolvimento da inteligência artificial perante as questões éticas e de segurança envolvidas. Isso opôs o conselho, priorizando agilidade para entrega ao mercado, a Altman que priorizava a cautela e questões de segurança no desenvolvimento da IA. No final do domingo (19.nov), o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou a contratação do executivo para integrar uma equipe de pesquisa em inteligência artificial.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Sabia as últimas informações sobre inteligência artificial
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roteiro de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros. Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipe de liderança da OAI e trabalhar com eles", explicou Nadella ao fazer a contratação.
O CEO da Microsoft ressaltou a importância de trazer os cofundadores da OpenAI para o time da Microsoft, e assim desenvolver novas tecnologias em IA.
"Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso", disse o CEO da Microsoft na rede social X.
We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett?
? Satya Nadella (@satyanadella) November 20, 2023
Sam Altman foi sucinto na resposta ao seu novo chefe.
"A missão continua", declarou.
the mission continues https://t.co/d1pHiFxcSe
? Sam Altman (@sama) November 20, 2023
Nadella mostrou-se empolgado com a contratação e ressaltou que os fundadores e inovadores têm espaço para se desenvolver de forma independente na Microsoft, assim como aconteceu com LinkedIn e GitHub.
"Estou muito animado por você se juntar como CEO deste novo grupo, Sam, estabelecendo um novo ritmo para a inovação. Aprendemos muito ao longo dos anos sobre como dar aos fundadores e inovadores espaço para construir identidades e culturas independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios e LinkedIn, e estou ansioso para que você faça o mesmo".
I?m super excited to have you join as CEO of this new group, Sam, setting a new pace for innovation. We?ve learned a lot over the years about how to give founders and innovators space to build independent identities and cultures within Microsoft, including GitHub, Mojang Studios,?
? Satya Nadella (@satyanadella) November 20, 2023
Quem é Sam Altman?
O programador Samuel Altman é um dos principais responsáveis por criar a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT e por fundar a empresa OpenAI.
Nascido em 22 de abril de 1985, em Chicago, nos Estados Unidos, Altman cresceu na cidade de Saint Louis, no Missouri. Segundo a revista The New Yorker, lá começou a aprender informática aos 8 anos, quando programava e desmontava um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, que enxergou como tábua de salvação para o mundo.
Sam disse ser gay desde que era criança e que "usar salas de chat do America Online (AOL) era transformador", pois podia trocar seus segredos com outras pessoas. Também encarou a escola em que estudava para defender seu direito de ser gay: questionou se a escola queria ser um lugar repressivo ou aberto a ideias diferentes.
"Crescer gay no meio-oeste na casa dos dois mil anos não foi a coisa mais incrível. E encontrar salas de chat da AOL foi transformador. Os segredos são ruins quando você tem onze ou doze anos.", declarou para a The New Yorker em 2016.
Frequentou a Universidade de Stanford, onde estudou ciência da computação por dois anos. No entanto, interrompeu a graduação para se envolver, em 2005, aos 19 anos, na fundação da rede social com geolocalização Loopt, que foi vendida por US$ 43 milhões em 2012. Altman montou a empresa com dois amigos, um deles seu namorado por 9 anos.
Na mesma época, Altman conseguiu uma parceria com a aceleradora de startups Y Combinator, em 2011, em 2014 tornou-se presidente da empresa.
Altman também tem suas excentricidades. Ele costuma trabalhar em projetos para lidar com possíveis consequências do fim do mundo.
Em uma edição da revista The New Yorker, que faz um perfil do programador, Sam Altman fez um alerta sobre como a tecnologia controla as pessoas. Ele ressaltou que os perigos não vêm dos criadores, mas sim, das criações.
"Escravizamos a inteligência artificial ou ela nos escraviza", reforçou.
Lembrou que os telefones, como um iPhone, controla as pessoas e que os "humanos precisam elevar no nível, para que os descendentes possam conquistar a galáxia".
OpenAI
Em 2015, Sam Altman deu um novo passo e fundou a OpenAI, que recebeu aporte de US$ 1 bilhão no primeiro ano. A empresa tem como objetivo fazer com que a inteligência artificial seja benéfica para a sociedade.
Em 2019, a empresa dá um salto importante para se destacar no Vale do Silício ao anunciar uma parceria com a Microsoft. Com isso, foi lançado em 2022 o DALL-E, que tem a finalidade de gerar imagens a partir de descrições em texto.
Em fevereiro deste ano, a Microsoft integrou a tecnologia do ChatGPT ao buscador Bing e ao navegador Edge.
Crise, demissão e emprego novo
No final de semana, Altman foi demitido e Mira Murati, a CTO da OpenAI, foi nomeada para a função de CEO para substituí-lo, por decisão do conselho de administração da empresa.
Além de Altman, Greg Brockman, presidente e cofundador da OpenAI, pediu demissão em solidariedade ao seu amigo cofundador da empresa. Logo depois, ele também foi contratado pela empresa de Bill Gates.