Troca de titularidade de veículos em SP passa a ser feita por aplicativo
Governo estima que a transferência pode ser feita em cinco minutos
Camila Pergentino
A transferência de documentação de veículos no Estado de São Paulo, feita até ontem exclusivamente em cartórios, passa a estar disponível no aplicativo do Detran a partir desta terça-feira (12). No momento, a troca digital está disponível entre pessoas físicas, para automóveis com a placa Mercosul, fabricados após 2021 e com o documento digital.
+Saiba o que é a CNH Social e se você tem direito ao benefício
Carros fabricados antes do período também podem ser transferidos, desde que tenha o documento digital e que o comprador more na mesma cidade cadastrada no veículo.
+Comissão do Senado aprova desconto na renovação da CNH para maiores de 50 anos
A expectativa da Prodesp, empresa de processamento de dados do governo estadual e uma das criadoras do aplicativo, é que até 70 mil transferências sejam feitas mensalmente nesta primeira fase.
O governo anunciou que em breve o serviço instantâneo também atenderá pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas.
O novo formato dispensa a ida ao cartório porque permite a autenticação digital no próprio ambiente do aplicativo. Também será possível pagar a taxa de transferência via Pix, assim como quitar débitos pendentes do veículo. A segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos.
Para realizar a transferência, tanto o vendedor quanto o comprador precisam ter conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Conforme o Detran-SP (Departamento de Trânsito) de São Paulo, o processo é inédito no país. A novidade faz parte de um pacote de implementação de facilidades digitais.