Publicidade
Saúde

Ministério da Agricultura investiga novo caso suspeito de gripe aviária no RS

Amostras foram coletadas em uma propriedade de subsistência a cerca de 3 km do foco inicial de contaminação

Imagem da noticia Ministério da Agricultura investiga novo caso suspeito de gripe aviária no RS
Gripe aviária é causada pelo vírus H5N1, um subtipo do vírus influenza A | Reprodução
Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no domingo (18), que abriu uma investigação sobre um novo caso suspeito de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, a apuração ocorre em uma propriedade de subsistência a cerca de 3 km do foco inicial de contaminação, em Montenegro.

+ Após China e UE, Argentina suspende importações de frango do Brasil

No local, foram coletadas amostras para identificar um possível foco de gripe aviária. Tais amostras foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas, onde serão processadas. O resultado preliminar deve ser divulgado nesta segunda-feira (19).

Até o momento, foram vistoriadas 238 das 510 propriedades localizadas próximas do primeiro foco de gripe aviária, sendo 30 num raio de 3 km. Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis (TO), onde análises preliminares apontaram para a presença de influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade.

“Investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e que em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento. [As investigações] não possuem impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados”, informou o ministério.

A pasta completou informado que todos os ovos provenientes da propriedade onde o foco de gripe aviária foi encontrado foram rastreados e serão descartados. Posteriormente, as equipes darão início ao processo de limpeza e desinfecção dos três incubatórios onde os ovos estavam.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana é rara, mas pode ocorrer por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

No caso de infecção humana, os sintomas são parecidos com os da gripe comum, como dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal. Geralmente, os sintomas começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus.

+ Gripe aviária no Brasil: Posso ser contaminado? Entenda

Globalmente, desde 2003, foram notificadas à Organização Mundial da Saúde (OMS) 874 infecções humanas, incluindo 458 óbitos – caracterizando alta letalidade. Por este motivo, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados, é indicada a prescrição de medicamento antiviral em até 48 horas após o início dos sintomas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade