Surto de gripe aviária mata dezenas de tigres, três leões e uma pantera no Vietnã
Segundo a mídia local, as mortes aconteceram ao longo dos meses de agosto e setembro
SBT News
Um surto de gripe aviária matou 47 tigres, três leões e uma pantera no Vietnã, segundo a mídia local. As mortes aconteceram ao longo de agosto e setembro, mas foram reportadas apenas nesta quarta-feira (2).
+ Morre o ator Emiliano Queiroz, aos 88 anos
De acordo com a Agência de Notícias do Vietnã (VNA), os animais morreram em dois locais diferentes: em um safári privado na província de Long An e no zoológico Vuon Xoai, em Dong Nai.
Após constatado a infecção pelo vírus H5N1, os corpos dos felinos foram incinerados para evitar que outros animais contraíssem a doença.
"Os tigres morreram muito rápido. Eles aparentavam estar fracos, se recusaram a comer e morreram depois de dois dias após ficarem doentes", disse Nguyen Ba Phuc, gerente do zoológico.
Segundo VNExpress, outra mídia local, os funcionários que tomavam conta dos felinos testaram negativo para gripe aviária. Outros 20 tigres estão sendo monitorados em isolamento no zoológico, que abriga mais de 3.000 animais, entre leões, ursos, hipopótamos, e outros.
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença que atinge principalmente aves e, em raras ocasiões, também pode afetar seres humanos. A doença é causada pelo vírus influenza A, que pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2.
Em humanos, os sintomas são parecidos com a gripe comum: febre acima de 38 ºC, dor de garganta, dor no corpo, mal-estar, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse, espirros e secreção nasal.
Estudos revelam que, em felinos, a gripe aviária é ainda mais preocupante, pois, além dos sintomas comuns como apatia e perda de apetite, podem afetar o cérebro dos animais, causando convulsões e outros problemas neurológicos.