Publicidade
Saúde

Fevereiro é marcado por campanhas sobre saúde

Fevereiro roxo alerta sobre doenças neurológicas; laranja, sobre leucemia; iniciativas são promovidas por ONGs e pelo Governo Federal

Imagem da noticia Fevereiro é marcado por campanhas sobre saúde
Fevereiro é marcado por campanhas sobre saúde | Freepik
Publicidade

Alzheimer, fibromialgia e lúpus são doenças muitas vezes silenciosas e que acometem milhares de pessoas em todo o mundo. Já a leucemia terá cerca de 11 mil casos por cada ano, só no Brasil, até o fim de 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em 2020, foram estimados no mundo 475 mil diagnósticos desse tipo, o que equivale a 2,5% de todos os cânceres.

Todas essas doenças são alvo da campanha “fevereiro roxo e laranja”, que tem como objetivo a conscientização e a importância do diagnóstico precoce para os tratamentos.

Alzheimer

Só com relação a doença de Alzheimer, por exemplo, segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números de diagnosticados poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e a 131,5 milhões em 2050 em todo o planeta, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são descobertos todos os anos.

+ Detectar Alzheimer pela saliva? Protocolo pode facilitar diagnóstico precoce da doença

“A doença de Alzheimer é a principal forma de demência que acomete a população idosa, ela é uma doença neurodegenerativa, em que por fatores ambientais e pré-disposições hereditárias, as pessoas entram em um processo de produção de substâncias que lesam o cérebro. Elas se acumulam de tal forma que agridem e levam à inflamação do cérebro. Essa destruição começa em regiões como o hipocampo, que é mais ligada a memória, mas não exclusivamente, e vai, aos poucos, afetando a memória e evoluindo para todo o cérebro”, disse Roni Chaim Mukamal, médico geriatra e Superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior.

Fibromialgia e lúpus

No mundo, 5% das pessoas têm fibromialgia, a síndrome da dor generalizada, que não tem cura. 90% dos casos ocorrem entre mulheres, sendo a principal característica dores musculares generalizadas e crônicas. Sobre o lúpus, diariamente, mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo lutam com as consequências da doença. Muitas delas são debilitantes. Trata-se de uma doença autoimune, potencialmente fatal, e capaz de danificar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo o cérebro. A enfermidade faz com que o sistema imunológico, que geralmente combate as infecções, ataque a saúde. Mulheres também são maioria entre os diagnosticados.

+ O que a ciência diz sobre a cannabis medicinal para o tratamento de doenças crônicas?

Leucemia

Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 11.540 casos de leucemia sejam registrados no país no triênio de 2023 a 2025. Esse é o tipo de câncer que mais acomete crianças e adolescentes, representando de 25% a 35% de todos os tumores infantis.

+ Descobriu um câncer? Saiba desafio pouco falado na luta contra a doença

“O diagnóstico precoce é uma forma de prevenção para essas enfermidades. Impede atividades patológicas graves e melhora a qualidade de vida das pessoas”, completou Mukamal.

Publicidade

Assuntos relacionados

Fevereiro
Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade