Publicidade
Política

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

Ex-presidente da Argentina cumpre pena de seis anos por corrupção; encontro ocorreu no apartamento onde ela está em prisão domiciliar

,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta quinta-feira (3) a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, no apartamento dela em Buenos Aires. Cristina cumpre pena de seis anos por corrupção, em regime domiciliar.

+ Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que pertencer ao bloco "protege" países integrantes

O encontro ocorreu após Lula participar da cúpula do Mercosul, na qual o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco. Cristina foi condenada por irregularidades em licitações durante seu governo (2003–2007), em um dos maiores escândalos de corrupção da história argentina.

No encontro, Lula tirou fotos segurando um cartaz com os dizeres "Cristina Libre". A foto foi postada por Adolfo Pérez Esquivel, arquiteto e ativista de direitos humanos argentino, agraciado com o Nobel da Paz de 1980.

Na mesma foto, o deputado argentino Eduardo Valdés, do partido União pela Pátria, segura um outro cartaz com a inscrição "Lula livre", usada por apoiadores do presidente brasileiro dentro e fora do Brasil no período em que ele estava preso pela Operação Lava Jato. Lula foi solto após o STF considerar o juiz Sérgio Moro - à frente da Lava Jato - parcial no julgamento do ex-presidente e declarar suspeição do magistrado.

Diferentemente de Cristina, Lula não se reuniu com o atual presidente da Argentina, Javier Milei, com quem mantém relação distante. Milei já chamou o líder brasileiro de "comunista" e "corrupto". Esta foi a primeira visita de Lula ao país desde a posse do ultraliberal argentino, no fim de 2023.

A condenação de Kirchner já foi confirmada por duas instâncias judiciais, e a Suprema Corte da Argentina ratificou a pena em junho deste ano, mantendo a inelegibilidade da ex-presidente em caráter definitivo.

+ Eleições de 2026 devem ampliar distanciamento entre Centrão e Lula, avalia cientista político

Assim como Cristina, Lula também já foi condenado por corrupção em 2017, no caso do tríplex do Guarujá. Ele cumpriu 19 meses de prisão, mas teve as condenações anuladas posteriormente. O petista alegou perseguição política.

A visita de Lula foi autorizada pela Justiça argentina nessa quarta (2), após pedido formal da defesa de Kirchner para incluí-lo na lista de pessoas autorizadas a visitá-la.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade