Lula passa por novo exame após queda e é liberado para viagens aéreas
Presidente sofreu acidente doméstico em 19 de outubro e levou cinco pontos na cabeça
Guilherme Resck
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, neste domingo (10), para uma nova avaliação por imagem para verificar sua recuperação após o acidente doméstico que sofreu em 19 de outubro.
De acordo com o novo boletim médico, o petista "permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea".
Dessa forma, o presidente poderá viajar para participar da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. O G20 é um grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. Ele grega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional. O chefe do Executivo federal brasileiro vai presidir a cúpula deste mês.
Relembre o acidente
Lula escorregou de um banco enquanto cortava as unhas e bateu a cabeça, no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília. Após o ocorrido, o presidente foi levado para o Hospital Sírio-Libanês de Brasília e recebeu cinco pontos na região occipital – localizada na parte de trás da cabeça. Além disso, foi orientado pela equipe médica a evitar viagens aéreas de longa distância. O acidente fez com que Lula cancelasse viagem à Rússia para participar da 16ª Cúpula do Brics.