Lula comemora aprovação do acordo UE-Mercosul: "Texto amplia alternativas para exportações brasileiras"
Presidente fala em "dia histórico para o multilateralismo" e afirma que tratado representa "uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação"


SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta sexta-feira (9) aprovação do acordo UE-Mercosul, tratado de livre comércio entre países dos blocos da União Europeia e do Mercosul. Mandatário falou em "dia histórico para o multilateralismo" e destacou expansão de oportunidades para exportações brasileiras.
"Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
"Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos", afirmou Lula na postagem.
"O texto amplia alternativas para exportações brasileiras e investimentos produtivos europeus e simplifica regras comerciais para os dois lados. Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos", acrescentou, dando ênfase aos benefícios que acordo deve trazer à economia do Brasil.
Leia nota dos ministérios das Relações Exteriores e da Indústria sobre acordo:
"O Brasil saúda a decisão, em reunião do Conselho da União Europeia realizada hoje (9/1), de aprovar a assinatura do Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia. A cerimônia de assinatura deverá ocorrer em data e local a serem acordados em conjunto entre os países do MERCOSUL e o lado europeu.
A aprovação pelas instâncias comunitárias europeias permitirá que o Acordo de Parceria seja assinado após mais de 26 anos do início das negociações. O Acordo integrará dois dos maiores blocos econômicos do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões de dólares. Trata-se do maior acordo comercial negociado pelo MERCOSUL e um dos maiores dentre aqueles pactuados pela União Europeia com parceiros comerciais."









