Lula brinca com Moraes sobre apelido: 'nunca vão parar de te chamar de Xandão'
Presidente fez discurso de encerramento em memória aos atos golpistas de 8 de janeiro, ao lado de autoridades como o presidente do TSE
Raphael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou, nesta quarta-feira (8), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, sobre o apelido "Xandão".
+ "Não há liberdade verdadeira fora do regime democrático", afirma Rodrigo Pacheco
Em discurso de encerramento da cerimônia em lembrança aos dois anos do dia 8 de janeiro, o presidente da República disse que o ministro nunca deixará de ser chamado pelo apelido.
"Eu queria fazer uma lembrança aqui: eu tenho 79 anos de idade e já vivi muito. Venho vendo a vida da Suprema Corte Brasileira e nunca conheci um ministro da suprema corte que tive um apelido, um apelido dado pelo povo, chamado Xandão. E desse apelido você nunca mais vai se libertar e não adianta ficar nervoso que ninguém vai parar de te chamar de Xandão", disse Lula arrancando risadas de Moraes dos presentes.
Origem do apelido
O apelido "Xandão" caiu nas graças tanto dos simpatizantes, como dos críticos a Moraes. Ele surgiu após o vazamento de um áudio do ex-deputado federal e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, xingando o ministro após tomar ciência de um mandado de prisão. À época, em agosto de 2021, o áudio foi amplamento difundido em grupos de WhatsApp bolsonaristas.
+ "Só saio daqui morto", diz Roberto Jefferson sobre ordem de prisão
“Eu quero falar aos meus amigos e minhas amigas do PTB, aos nossos leões e leoas conservadores, que eu acabei de receber esse mandado do ‘Maridão de Dona Vivi’, o ‘Cachorro do Supremo’, o ‘Xandão’. Pior caráter que tem no Supremo. O Supremo é um partido político comunista que tem condições de pedir mandados de prisão em inquéritos que não tem o Ministério Público. Penso que chegaram no limite, do limite, do limite da inconstitucionalidade, da agressão à ordem jurídica nacional”, disse o político no áudio divulgado em 2021.
Devido à repercussão, apoiadores e críticos a Moraes passaram a adotar o apelido "Xandão".