Janja visita Palácio do Planalto e diz que galeria de presidentes será reinaugurada em breve
Primeira-dama foi averiguar como está a estrutura do palácio presidencial, em Brasília
Raphael Felice
A primeira-dama Janja Lula da Silva visitou o Palácio do Planalto nesta terça-feira (30) para checar a estrutura do local e a galeria de fotos dos presidentes. Esse espaço está fechado desde os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas e invadidas, em Brasília.
+ Entenda por que Janja disse a Lula para não decretar GLO
Segundo Janja, a galeria será reaberta em breve. "Está prontinha, logo vamos abrir", falou sobre o espaço no hall principal do Planalto.
A primeira-dama visitou alguns espaços na sede da presidência da República, como comitês de imprensa de jornalistas e fotógrafos. Ela também esteve na sala onde ficam trabalhadores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e em espaços dos andares superiores do Planalto.
Melhorias na estrutura
Janja já havia cobrado melhorias na estrutura da Praça dos Três Poderes no dia 5 de janeiro deste ano e definiu a área como "abandonada".
+ Pai da primeira-dama Janja morre em Curitiba aos 83 anos
A primeira-dama buscou esforços para reformar a praça. Em 22 de abril, o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), anunciou edital de licitação para contratação do projeto.
Recentemente, a primeira-dama também trouxe pessoalmente um micro-ondas para o comitê de imprensa de jornalistas no Planalto.
Nesta terça, o setor patrimonial do palácio presidencial realizou a troca das cadeiras e equipou a sala com um novo frigobar. Também foram concluídos reparos nos aparelhos de ar-condicionado.