"Feliz por ser uma mulher e progressista", diz Lula sobre eleição de Claudia Sheinbaum no México
No Itamaraty para receber presidente da Croácia, petista comemorou vitória de candidata mexicana do mesmo campo ideológico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, nesta segunda-feira (3). A declaração foi dada na chegada ao Palácio do Itamaraty, onde recebe o presidente da Croácia, Zoran Milanović.
Sheinbaum, candidata do campo progressista, venceu Xóchitl Gálvez, que já reconheceu a derrota nesse domingo (2). A presidente eleita era a representante do antecessor, López Obrador, também citado por Lula.
"Eu estou muito feliz com a vitória dela porque ela representa meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário. Portanto, acho que o México está garantido democraticamente nos próximos anos com o mandato dela", disse.
O presidente brasileiro também afirmou ter ficado feliz pela vitória de uma mulher do campo progressista e afirmou que deve ligar para desejar parabéns a Sheinbaum nesta segunda. Ainda afirmou intenção de ir ao México até o fim de 2024. Segundo Lula, a viagem terá o intuito de aumentar negócios entre brasileiros e mexicanos.
"Estou feliz por ser uma mulher também. Feliz que duas mulheres disputaram e feliz que ganhou a que representa o lado mais próximo das pessoas progressistas no mundo. Pretendo ir ao México agradecer ao López Obrador pelo carinho que teve comigo mesmo quando eu não era presidente e também pela possibilidade que o Brasil pode ter de aumentar muito o comércio com o México. Somos duas das maiores economias do continente e, portanto, ainda temos pouco fluxo no comércio e podemos ter muito mais”, concluiu.