Saiba quem é Claudia Sheinbaum, favorita para vencer eleição no México
A líder nas pesquisas é aliada do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador
Pela primeira vez na história do México, uma mulher deve ocupar a presidência do país. A esquerdista Claudia Sheinbaum é a favorita para governar até 2030. Em segundo lugar aparece Xóchitl Gálvez, candidata de centro-direita.
Claudia Sheinbaum, a mais cotada para comandar os mexicanos, tem 61 anos e é aliada política do presidente em exercício, Andrés Manuel López Obrador. Quando Obrador foi prefeito da cidade do México, de 2000 a 2006, Sheinbaum foi secretária do Meio Ambiente.
Depois foi eleita prefeita da capital mexicana, entre 2018 e junho de 2023. Enquanto esteve à frente da prefeitura, enfrentou a pandemia de covid-19 e um acidente de grandes proporções na linha de metrô, que caiu. Ao menos 24 pessoas morreram e 79 ficaram feridas. As vítimas receberam indenização e o caso não foi levado à Justiça, depois que Claudia intermediou de um acordo.
Sheinbaum prometeu que, se assumir a presidência, vai dar continuidade a pensão de López Obrador para todos os idosos, conceder bolsas de estudo para mais de 12 milhões de estudantes e distribuir fertilizantes gratuitos para pequenos proprietários agrícolas.
Antes de entrar na política, Cláudia construiu uma carreira acadêmica. Formou-se em física pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), fez pós-graduação em engenharia ambiental, pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkley, nos Estados Unidos, e participou do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC), que ganhou um Prêmio Nobel da Paz em 2007.