Em visita a Moçambique, Lula recebe título de Doutor Honoris Causa
Honraria foi concedida ao presidente brasileiro pela Universidade de Maputo


SBT News
Hariane Bittencourt
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.
De acordo com a instituição, a honraria foi concedida por causa das contribuições de Lula nas áreas de ciência política, desenvolvimento econômico e cooperação internacional, além da contribuição do Brasil ao avanço da educação e da ciência em Moçambique.
Em seu discurso, durante a cerimônia, Lula exaltou as políticas educacionais e de combate às desigualdades em atividade no Brasil e reafirmou que os recursos colocados na educação não são gastos, mas “o melhor investimento” que um governo pode fazer.
“Eu sei quantos abusos a gente sofre por não ter tido a oportunidade [de estudar]. É por isso que a educação, para mim, é uma obrigação”, disse Lula, sendo ovacionado pelo público presente.
O presidente celebrou o título e lembrou que, apesar de possuir outros reconhecimentos similares, se sentiu especialmente tocado pelo fato de ter sido agraciado pela universidade moçambicana.
"Já tenho muito título de Doutor Honoris Causa, mas nenhum me emocionou como este. Não sinto nenhuma diferença entre vocês e eu. Sinto que somos iguais", afirmou Lula durante a cerimônia.
Cooperação com Moçambique
Mais cedo, em encontro com o presidente do país africano, Daniel Chapo, Lula afirmou que o Brasil tem a intenção de se reaproximar de Moçambique e lamentou o que chamou de relação de "indiferença" cultivada pelo Brasil com o país ao longo dos anos.
“A minha visita a Moçambique é o recomeço de uma história que nunca deveria ter parado de acontecer (...). O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência de Moçambique. São cinco décadas de relações diplomáticas. Mas, imersos em desafios próprios, passamos da irmandade à indiferença", afirmou Lula.
Os representantes dos dois países também assinaram termos de cooperação bilateral em áreas como aviação, assistência jurídica, agricultura, diplomacia, empreendedorismo, saúde, educação, cultura e comércio exterior.
Ainda em sua declaração, Lula afirmou que houve o que ele considerou como abandono diplomático do Brasil em relação a Moçambique.
"O Brasil, que estava de costas para a África, reencontrou Moçambique. O país se tornou o maior destinatário da cooperação brasileira no continente africano. Pouco depois, no entanto, caímos em sono profundo. O Brasil se perdeu por caminhos sombrios e, nesse processo, se esqueceu dos laços com a África. Mas é hora de recobrar a consciência”, disse Lula."








