Mundo

Zelensky afirma que acordo de garantias de segurança dos EUA está pronto para ser assinado

Presidente da Ucrânia diz que documento traz avanços em planos de reconstrução econômica, com apoio da Europa

Imagem da noticia Zelensky afirma que acordo de garantias de segurança dos EUA está pronto para ser assinado
,
• Atualizado em

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (8) que o acordo sobre garantias de segurança com os Estados Unidos está pronto para ser assinado no mais alto nível diplomático.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No fim de dezembro, o presidente solicitou que tropas dos Estados Unidos sejam enviadas ao país como parte de um possível acordo que encerre a guerra com a Rússia.

Zelensky acrescentou que, além de garantias de segurança, negociações paralelas de documentos voltados à reconstrução e ao desenvolvimento econômico do país, com participação dos EUA e da Europa, também avançaram.

“Acreditamos que o acordo sobre garantias de segurança com os Estados Unidos está pronto para ser assinado no mais alto nível. É importante que, em um formato trilateral, tenhamos discutido documentos sobre a reconstrução da Ucrânia”, disse o presidente.

Envolvimento dos EUA

A possível presença militar americana na Ucrânia reacende o debate sobre envolvimento direto dos EUA na guerra, que hoje ocorre principalmente por meio de apoio financeiro, armamentos e assistência estratégica.

O governo americano não confirmou o envio de tropas, mas Trump declarou que o tema segue em discussão interna. Segundo informações apuradas, o ambiente diplomático ainda é de cautela, principalmente após a Rússia sinalizar que o conflito permanece ativo.

Últimas Notícias