Lula sobre prisão de Bolsonaro: "Todo mundo sabe o que ele fez"
Petista afirmou que o ex-presidente teve o direito à defesa e que agora deve cumprir a pena estipulada pela Justiça


Hariane Bittencourt
Joanesburgo - O presidente Lula (PT) quebrou o silêncio, neste domingo (23), sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Ele vai cumprir com a pena que a justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez", disse.
Lula evitou fazer juízo de valor sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas afirmou que Bolsonaro teve o direito de se defender ao longo do processo em que acabou condenado a mais de 27 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado.
"Eu não faço comentários sobre uma decisão da Suprema Corte. A justiça tomou a decisão. Ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de negociação, de delação, de julgamento. A Justiça decidiu, está decidido", respondeu a jornalistas.
Perguntado se a prisão de Bolsonaro pode prejudicar a relação entre Brasil e Estados Unidos, Lula citou a soberania do Brasil e voltou a destacar a independência da justiça brasileira. "O Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa justiça decide e o que decide aqui está decidido", concluiu.
Lula falou a jornalistas brasileiros e estrangeiros ao final da Cúpula de Líderes do G20, em Joanesburgo, na África do Sul. O encontro, que reúne as maiores economias do mundo, terminou neste domingo.









