Política

"Brasil se perdeu por caminhos sombrios e se esqueceu dos laços com a África", diz Lula em visita a Moçambique

Governos brasileiro e moçambicano assinaram nove atos bilaterais em áreas como saúde, a educação e aviação civil

Imagem da noticia "Brasil se perdeu por caminhos sombrios e se esqueceu dos laços com a África", diz Lula em visita a Moçambique
Publicidade

Maputo - O presidente Lula disse nesta segunda-feira (24) que o Brasil se esqueceu dos laços com a África, quando andou por "caminhos sombrios". A fala foi feita durante declaração à imprensa depois da assinatura de nove atos bilaterais entre Brasil e Moçambique, em Maputo.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

"Imersos em desafios próprios, passamos da irmandade à indiferença. O Brasil se perdeu por caminhos sombrios e, nesse processo, se esqueceu dos laços com a África. Mas é hora de recobrar a consciência", afirmou o mandatário brasileiro ao presidente moçambicano, Daniel Chapo.

Lula, que esteve com Chapo no início do mês em Belém (PA) - na Cúpula de Líderes que precedeu a COP30 -, defendeu o estreitamento dos laços com Moçambique e disse que o Brasil pode impulsionar o desenvolvimento de países africanos a partir a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"Nenhum grande país consegue exportar serviços sem oferecer opções de crédito. Estamos trabalhando para o BNDES recuperar a capacidade de financiar a internacionalização das empresas brasileiras", afirmou o petista.

O presidente também disse esperar que o Brasil pode voltar a produzir fármacos e remédios em Moçambique e, ao citar a importância do combate ao crime organizado nos dois países, afirmou que a Polícia Federal (PF) está à disposição para cooperar.

"A Polícia Federal brasileira é reconhecida internacionalmente por sua capacidade de rastrear ativos ilícitos e combater a lavagem de dinheiro. Ela está à disposição para compartilhar sua experiência e ampliar sua colaboração com Moçambique", disse.

Daniel Chapo agradeceu por diversas vezes a visita oficial de Lula, que volta ao Brasil na tarde desta segunda-feira. Ao chamar Lula de "irmão mais velho", o presidente pediu ajuda em áreas sensíveis como a segurança alimentar.

"Queremos virar o modelo da nossa cooperação apostando em projetos concretos e projetos concretos com resultados tangíveis. Quero aproveitar essa ocasião para, em nome do povo moçambicano, do governo aqui presente, dizer muito obrigado senhor presidente por esta visita", disse Chapo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
África
G20
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade