Vance diz que agente da imigração agiu em legítima defesa e que americana era “vítima da esquerda”
Vice-presidente dos EUA reage a críticas após operação em Minneápolis que matou mulher

Vicklin Moraes
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, saiu em defesa do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), após uma operação em Mineápolis terminar com a morte de uma mulher. Segundo Vance, o agente que atirou contra a americana Renee Nicole Good, de 37 anos, agiu em legítima defesa, em meio a críticas sobre os tiros que provocaram protestos e indignação entre líderes democratas.
“O motivo da morte dessa mulher é que ela tentou atropelar alguém com o carro”, afirmou o vice-presidente.
Vance também descreveu Renee como uma “vítima da ideologia de esquerda” e disse que o agente do ICE tinha “todos os motivos” para acreditar que estava sob ameaça no momento da ação.
Após a operação, o governador democrata de Minesota, Tim Walz, criticou a atuação do governo do presidente Donald Trump, classificando as ações como sensacionalistas e perigosas para a segurança pública. Walz informou ainda que o Estado ativou o Centro de Operações de Emergência, mobilizou a Patrulha Estadual e colocou a Guarda Nacional de Minnesota em prontidão.
Durante a coletiva, Vance também reagiu às críticas de autoridades locais. Segundo ele, é absurda a ideia de que Walz e líderes de Mineápolis tentariam perseguir o agente envolvido apenas por ele estar cumprindo sua função.
“A ideia de que Tim Walz e um grupo de radicais em Mineapolis vão perseguir e tornar a vida desse agente um inferno apenas porque ele estava fazendo o trabalho que lhe foi designado é absurda. O que é realmente inédito é a ideia de que uma autoridade local possa processar um agente federal que tem imunidade absoluta. Nunca vi nada parecido com isso. Um juiz descartaria o caso imediatamente. O que eu gostaria que Minnesota fizesse é focar no verdadeiro problema, que é o incentivo à violência. Autoridades de Minneapolis estão encorajando pessoas a cometer atos de violência contra agentes do ICE. Isso é ridículo. Isso precisa parar", afirmou Vance.
Renee Nicole Good foi morta a tiros durante a operação do ICE, caso que ainda está sob investigação. A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, declarou que o disparo ocorreu em legítima defesa, alegando que a mulher teria tentado atropelar um dos agentes com o próprio veículo.

Essa versão, no entanto, é contestada pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que acusa os agentes de imigração de uso imprudente da força. Frey afirmou que irá instaurar uma investigação para apurar o caso, registrado por testemunhas, e que os responsáveis serão levados à Justiça.









