Brasil

Fugir de blitz pode virar tragédia e render punições severas

Casos recentes em São Paulo reacendem debate sobre riscos consequências de desobedecer ordens de parada em operações policiais

Fugir de uma blitz ou de uma abordagem policial é uma atitude que pode custar caro — e até vidas. No último fim de semana, em São Paulo, o policial militar Lucas Lopes Bernardo, de 27 anos, morreu depois de ser atropelado por motociclistas que tentavam fugir de uma fiscalização.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Em Jandira, na Grande São Paulo, outro motociclista desobedeceu uma ordem de parada da Guarda Civil, fez manobras perigosas, debochou dos agentes e acabou preso.

Apesar da gravidade das situações, fugir de uma blitz nem sempre é crime, do ponto de vista legal. A presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB, Flávia Vegh Bissoli, explica que a conduta, em regra, é tratada como infração administrativa.

“Fugir de uma blitz, de forma geral, não é crime. É uma infração administrativa grave, com multa e cinco pontos na carteira. Mas, dependendo da situação, isso pode virar crime também. Existem dois projetos de lei tramitando na Câmara para endurecer essa lei”, afirma.

A advogada também esclarece em que situações um policial pode usar arma de fogo durante uma fuga.

“O disparo de arma de fogo só é permitido se houver risco real à vida do policial ou de terceiros. A fuga, por si só, não autoriza o uso da arma”, explica.

Fiscalizações e irregularidades

Nas ruas de São Paulo, blitze são realizadas diariamente em diferentes regiões da cidade. Durante as abordagens, documentos são checados e as condições dos veículos avaliadas.

De acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2025 foram realizadas 2.297 operações desse tipo. Mais de 75 mil motociclistas foram abordados e 12.223 motos apreendidas por irregularidades — números que mostram o tamanho do problema e o risco assumido por quem tenta fugir da fiscalização.

Assuntos relacionados

Blitz
Operação policial

Últimas Notícias