Eduardo Bolsonaro diz que não se vê sendo indicado pelo pai para presidente em 2026
Em entrevista ao Perspectivas, deputado disse que acredita na reversão da inelegibilidade do ex-presidente
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que não se vê sendo indicado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ser candidato à Presidência em 2026 e se esquivou sobre um possível nome para ser lançado como postulante do grupo político. Assista à entrevista ao programa Perspectivas no site e canal do SBT News no YouTube.
+ "Bolsonaro podia vender, jogar no mar, atear fogo, era dele", diz Eduardo sobre joias sauditas
"Eu acredito que ele vai conseguir reverter a inelegibilidade dele, até porque, até o final do ano vem, muitas peças no tabuleiro político vão se mexer, mas, se for para fazer o exercício de cogitação, eu não me vejo sendo indicado pelo meu pai [para ser o candidato à Presidência]", afirmou ele.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão tomada em junho de 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado porque, em julho de 2022, o então pré-candidato à reeleição reuniu embaixadores de diversos países no Palácio da Alvorada e atacou, sem apresentar provas, o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas. O evento foi transmitido por canais oficiais do governo e nas redes sociais dele.
+ Bolsonaro após ser condenado à inelegibilidade pelo TSE: "Levei uma facada"
Apesar de dizer que não se vê como indicado por Bolsonaro para disputar a corrida presidencial, Eduardo afirmou que seguirá qualquer ordem dada pelo pai.
"Meu time é Jair Bolsonaro Futebol Clube. Se ele falar para eu sair da política, eu saio. Se ele falar para eu me candidatar a algum cargo, me candidato, porque eu acredito verdadeiramente nos propósitos dele", garantiu.
+ 28% dos eleitores apostam em Michelle para enfrentar Lula em 2026, diz Quaest
Já sobre outros nomes para a candidatura, como a esposa do ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo se esquivou e disse que o pai só irá tomar alguma decisão depois que se esgotar a possibilidade de que ele próprio possa se candidatar.
+ Lideranças da oposição buscam consenso para candidato de Bolsonaro em 2026
“É uma boa pergunta para ser feita para Bolsonaro. Mais uma vez, essa pergunta vai persistir até o dia em que ele conseguir reverter a inelegibilidade dele nos tribunais ou até o dia que ele não conseguir fazê-lo e vai ter que tomar essa decisão”, declarou.
+ Eduardo Bolsonaro diz que prefere orçamento secreto a "emendas Pix"
*A entrevista do SBT News com o deputado federal Eduardo Bolsonaro foi gravada na terça-feira (13).