Bolsonaro vai ao Rio de Janeiro lançar pré-candidatura de Ramagem à prefeitura
Deputado é investigado no caso da "Abin paralela", de monitoramento ilegal de autoridades, jornalistas e políticos no governo do ex-presidente
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nessa quinta-feira (14), na rede social X (antigo Twitter), que estará no Rio de Janeiro, neste sábado (16), para o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura da capital carioca nas eleições municipais de 2024.
+ Elo com Bolsonaro e irrelevância funcional levaram delegados a abandonar Ramagem na PF
Ramagem é investigado pela Polícia Federal (PF) no caso da "Abin paralela", que envolveu a criação de uma organização criminosa instalada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar ilegalmente autoridades, jornalistas e políticos no governo do ex-presidente. O deputado atuou como diretor-geral do órgão.
Esses monitoramentos teriam sido feitos sem autorização judicial, por meio do software First Mile, utilizado para localização de dispositivos móveis.
+ As evidências e suspeitas da PF sobre a "Abin paralela"; veja o que se sabe
Delegado da PF desde 2005, Ramagem assumiu como diretor-geral da Abin em 2019, isso, após chefiar a equipe de segurança do então presidenciável Bolsonaro na disputa de 2018. Ficou na agência de inteligência até 2022.
Em abril de 2020, apesar dele já ter nome publicado no Diário Oficial da União (DOU) como diretor da PF, teve a nomeação barrada.
+ Quem é Alexandre Ramagem, deputado e ex-diretor da Abin alvo de operação da PF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acatou, à época, diversas ações que denunciavam a proximidade de Ramagem com os filhos de Bolsonaro, alvos de processos de investigação na corporação.
Mesmo após a cerimônia de posse, o delegado foi impedido de assumir o cargo.