Assista: ao Perspectivas, ministro promete plano de reestruturação da defesa civil antes do G20, em novembro
Ao SBT News, Waldez Góes ainda comentou atuação do governo no RS e cidades em emergência por causa de desastres
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, é o convidado desta terça-feira (20) do programa Perspectivas e conversou com a jornalista Soane Guerreiro sobre o lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, cidades brasileiras em emergência por causa de desastres naturais e a atuação do governo na recuperação do Rio Grande do Sul, entre outros temas. Assista no site e no canal do SBT News no YouTube.
+ Investimento para recuperação do RS deve somar mais de R$ 98 bilhões, estima ministro
Na entrevista, Góes afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar um programa nacional de reestruturação do sistema de defesa civil antes do dia 18 de novembro, quando será realizada a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (RJ).
+ Rio está pronto para receber a Cúpula dos Líderes do G20, diz Eduardo Paes
"O presidente Lula deve entregar, antes da reunião do G20, o primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê todas as questões relacionadas à prevenção, preparação, resposta e reconstrução de desastres naturais. E, dentro desse plano, terá um sistema de alerta precoce. É um sistema moderno, ágil, eficiente, utilizando a tecnologia e disponível para todas as pessoas do Brasil", detalhou ele.
Segundo o ministro, a iniciativa ainda está em fase de teste em alguns municípios e deve ser ampliada no próximo mês, para entrar na fase final de verificação.
+ Lula sobrevoa RS e diz que governo fará "tudo o que estiver ao alcance" para ajudar
"Trinta dias após termos feito todo o aferimento em relação ao serviço que nós estamos disponibilizando à população brasileira, o presidente Lula vai entregar esse plano, primeiro focando nos municípios mais afetados por desastres. Isso não significa que nós não possamos ampliar a área de atuação. Todos os estados e cidades estão aptos a solicitar o funcionamento do projeto nos locais", declarou Góes.
+ Regulamentação do fundo nacional para desastres deve sair até final do ano, diz ministro
As primeiras cidades a receber a tecnologia serão as 11 que têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal, por terem sido afetadas por desastres. São elas: Trizidela do Vale (MA), Malacacheta (MG), Ponta das Pedras (PA), Barra do Guarita (RS), Palmitinho (RS), Vista Gaúcha (RS), Mata (RS), Uruguaiana (RS), Quedas do Iguaçu (PR), Alto Paraná (PR) e Maravilha (PR).