Poder Expresso: Entenda por que Alexandre de Moraes mandou prender ex-presidente Collor
O programa também aborda o fim do velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro; funeral está marcado para este sábado (26)
SBTNews
O Poder Expresso desta sexta (25) destaca a prisão do ex-presidente Fernando Collor em Maceió, após o ministro Alexandre de Moraes rejeitar novo recurso da defesa e determinar o cumprimento imediato da pena.
Condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no caso da BR Distribuidora, Collor foi acusado de receber R$ 20 milhões em propinas. Apesar de quatro ministros já terem votado a favor da prisão no plenário virtual, o julgamento foi transferido para o plenário físico após pedido de destaque de Gilmar Mendes. A nova data será definida por Barroso, que está em viagem oficial.
A defesa do ex-presidente pediu à Justiça prisão domiciliar e que ele permaneça em Maceió. Moraes determinou que Collor cumpra prisão em uma ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira. O presídio tem 24 horas para informar a Justiça se tem "totais condições de tratar da saúde" de Collor. No pedido, a defesa alega que ele sofre de doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno bipolar.
+ STF forma maioria para condenar mulher que pichou "perdeu, mané" em estátua; Fux pede pena menor
O programa também destaca o fim do velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro. O funeral está marcado para sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com presença de mais de 200 mil pessoas, incluindo chefes de Estado. Francisco será o primeiro papa em séculos a ser enterrado fora do Vaticano, conforme seu desejo de repousar na Basílica de Santa Maria Maggiore, em um túmulo simples com a inscrição “Franciscus".