Zelensky pede agilidade dos EUA para ratificar envio de US$ 60 bilhões à Ucrânia
Pacote monetário foi aprovado por parlamentares no último sábado (20); presidente ucraniano teme nova ofensiva russa
O presidente Volodymyr Zelensky comemorou o envio de US$ 60 bilhões dos Estados Unidos à Ucrânia. O pacote militar foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de semana, demonstrando, segundo Zelensky, o compromisso do Ocidente com o país. Em declaração no domingo (21), ele pediu agilidade do Senado para ratificar o texto.
“Nós realmente precisamos levar isso até o ponto final. Precisamos que seja aprovado pelo Senado para que tenhamos alguma assistência tangível para os soldados na linha de frente o mais rápido possível, não em mais seis meses", disse Zelensky.
O Senado norte-americano deve pautar o pacote financeiro na terça-feira (23). Caso aprove o texto, os parlamentares encerrarão meses de disputa, uma vez que os republicanos chegaram a rejeitar a ideia de enviar mais ajuda à Ucrânia. Além de Kiev, o pacote inclui fundos para Israel e assistência de segurança para aliados de Taiwan.
+ Ucrânia lança ataques a oito regiões russas
Apesar de ainda não ter sido sancionada, o avanço da ajuda militar no Congresso já representa um alívio para a Ucrânia. Isso porque as tropas estão sofrendo com escassez de armamento e soldados, o que vem beneficiando as forças russas. Na última semana, Zelensky chegou até a afirmar que o país perderia a guerra sem a ajuda de Washington.