Após consolidar maioria, Hugo Motta vai procurar os adversários Elmar e Brito para costurar apoio
Além dos encontros com os opositores na disputa, Motta planeja conversar com o PSB, PDT, PSDB e Cidadania
Principal nome na disputa à presidência da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), planeja conversas com partidos e com os opositores na corrida eleitoral para angariar apoio à própria candidatura. O parlamentar, de 35 anos, é a escolha do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e o que reúne mais votos: a soma dos parlamentares das siglas que indicam o nome de Motta chega aos 324.
+De PT ao PL, candidato de Lira na Câmara garante votos meses antes de eleição
“Nós estamos dizendo que vamos procurar o União Brasil, procurar o deputado Elmar, e também o PSD, o deputado Antônio Brito, para buscarmos um entendimento. É claro que esse entendimento não depende só de nós, mas também da vontade de cada um de compor conosco esse nosso projeto. Mas o nosso intuito é montar o maior bloco parlamentar possível”, declarou Motta durante anúncio de apoio do Partido Verde (PV).
A soma dos votos, até a noite de quinta-feira (31), leva em conta as siglas que anunciaram apoio durante o dia, caso do PCdoB e PV, além do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do PT, do presidente Lula. Para ser eleito presidente da Câmara, são necessários votos da maioria absoluta - metade mais um, o que representaria 257 parlamentares.
A quantidade de votos “com folga” tem pressionado os opositores na corrida pela presidência - Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) - a abandonarem as candidaturas em apoio a Motta. A proposta é anunciada como estratégia de convergência, mas ainda não convenceu nenhum dos dois parlamentares.
Elmar e Brito fizeram um acordo de apoio mútuo, em que um dos dois poderia abrir mão da candidatura para incentivar a do outro, mas o cenário pode sofrer influência da migração expressiva para Hugo Motta.
Em próximas frentes, o Republicano planeja encontrar partidos que atualmente são ligados aos outros parlamentares, como PSB, PDT, PSDB e Cidadania.
“O União Brasil, como eu já disse, mas também o PSD, o PDT, o PSDB, que tem a federação com Cidadania, vamos procurar o Solidariedade, vamos procurar o Patriota, vamos procurar o Avante, todos os partidos aqui representados na Casa”, diz.
Veja quais partidos já apoiaram Motta e o tamanho da bancada de cada um:
PL: 92 deputados
PT: 68 deputados
PP: 50 deputados
Republicanos: 44 deputados
MDB: 44 deputados
Podemos: 14 deputados
PCdoB: 7
PV: 5