Governo federal vai processar a Enel por dano moral coletivo em São Paulo
Empresa "vai ter que pagar caro pelos danos sofridos", afirmou o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União
A Advocacia-Geral da União (AGU) deve entrar com uma ação por dano moral coletivo contra a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo.
"Já pedi dados à Agência Nacional de Energia Elétrica, já pedi os dados à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, ao ministro Alexandre, ao ministério de Minas e Energia, pra que a gente possa concluir a nossa ação por dano moral coletivo contra essa empresa. Ela vai ter que pagar caro pelos danos sofridos”, afirmou o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União, ao programa "Bom Dia, Ministro", da EBC.
No último apagão registrado na capital paulista e região metropolitana, mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. O episódio não foi o primeiro no ano.
Para o ministro, a Enel “já mostrou sua incompetência várias vezes”. Messias classificou o caso como "gravíssimo", e afirmou que o assunto "é prioritário para o governo federal".
"É inadmissível, toda a população de São Paulo ficou submetida à incompetência e ineficiência desta empresa privada, concessionária de um serviço público essencial, regulado pela Aneel, que tem diretores com mandato e autonomia”, completou o ministro.
*com informações da Agência Brasil